Máquinas e Inovações Agrícolas

Governo federal apresenta Plano Safra para agricultores familiares de Pernambuco

O Plano Safra Semiárido, que destina R$ 7 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar e de médio porte, foi lançado regionalmente no estado de Pernambuco, no dia 02 de agosto. O anúncio ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião, o governo federal oficializou ainda a entrega de quatro tipos de máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 103 municípios. A iniciativa inclui, pela primeira vez, a doação de 28 caminhões-caçamba.

O Semiárido é a primeira região brasileira com um plano específico. Estamos assumindo esse desafio e adaptando nossos instrumentos para que possamos reestruturar a organização produtiva familiar da região”, informa o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas.

Os recursos do Plano asseguram aos agricultores familiares maior capacidade de investimento, inovação tecnológica e segurança para produzir. As contratações de crédito são realizadas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido.

Condições especiais incentivam a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e as reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.

Organização produtiva. Cerca de 950 mil moradores rurais estão sendo beneficiados com a entrega das máquinas. A doação é composta por 28 caminhões-caçamba, 28 retroescavadeiras, 25 motoniveladoras e 30 pás-carregadeiras, totalizando 111 equipamentos, todos adquiridos no âmbito do PAC 2. O investimento para aquisição das máquinas foi superior a R$ 31 milhões.

Os municípios selecionados estão localizados no Semiárido ou em locais reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à falta de chuva. As máquinas doadas trabalharão para construir obras de infraestrutura hídrica – como edificação de barragens subterrâneas e desassoreamento de barreiros – e para recuperar e abrir novas estradas vicinais. A ação visa melhorar diretamente a vida de mais de 160 mil agricultores familiares, que comercializam na cidade os produtos do campo.

© Andrea Farias MDA

Compartilhar