Máquinas e Inovações Agrícolas

Grupo AGCO busca mercado nos países emergentes

Martin Richenhagen, chairman, presidente e CEO do grupo AGCO

Quando o assunto é estruturar os negócios para crescer, os países emergentes estão na mira do Grupo AGCO. Em recente mesa-redonda organizada em Milão, na Itália, Martin Richenhagen, chairman, presidente e CEO do grupo, ao lado do country manager Italia e do vice-presidente e general manager EAME para as colheitadeiras, além de CEO da Laverda Spa, destacou o Brasil, como um dos maiores produtores de soja e cana-de-açúcar, e a China, como um mundo de oportunidades. Tais fatores justificam os pesados investimentos da marca para ampliar a oferta de produtos. Concomitantemente à expansão na produção de alimentos nos próximos cinco anos, o Grupo investirá US$ 200 milhões para expandir a produção de colheitadeiras e tratores na China. Sua nova fábrica em Dafeng, adquirida em novembro de 2011, será o polo produtivo das colheitadeiras, assim como Daqing, Xangai e Changzhou. Nesta última, será produzida a gama de tratores Centurion, além de motores e transmissões para os mercados interno e internacional. Na Rússia, onde está em andamento forte incentivo do governo para a agricultura, o Grupo dispõe de um centro de montagem para tratores e colheitadeiras. Na África, a marca Massey Ferguson está presente há mais de 40 anos por meio de 40 distribuidores – o continente soma mais de 1 bilhão de pessoas (20% da população mundial), possui somente 11% de terreno arável e apenas 4% da terra fértil irrigável.

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Maior oferta de produtos. Atualmente o Grupo AGCO, graças à nova fábrica na Argélia, pretende estender a oferta de seus produtos e reforçar a rede distributiva. Somente na África o Grupo comercializou cerca de 3 mil tratores em 2011 e outros 4 mil em 2012. Para 2013, a meta é atingir 5 mil unidades.

Na Europa, particularmente na Itália, após a aquisição em 2011 da Laverda, o Grupo AGCO trabalhou arduamente para transformar o polo produtivo de Breganze, em Vicenza, em um centro de excelência na produção de colheitadeiras, onde são comercializadas as marcas AGCO Challenger, Massey Ferguson e Fendt. É lá que nascem as colheitadeiras híbridas Fendt 9470 e Massey Ferguson Delta, recentemente lançadas no mercado. Também é de lá que saiu o novo modelo M410 – como afirmado pelo administrador de Breganze em 2012, quando tinha prometido que o estabelecimento teria “desenfornado” uma máquina por ano –, exigido na EIMA de Bolonha.

Aquisição estratégica. Em 2011, o Grupo AGCO adquiriu a GSI, líder na fabricação de infraestruturas para o setor agrícola, instalações para estocagem de trigo e sistemas de movimentação e de controle. A empresa GSI, que faturou mais de 700 milhões de dólares em 2011, conta com rede de mais de 500 distribuidores independentes. Com a aquisição, o Grupo AGCO confirma sua presença como global player no setor e aposta no crescimento desse mercado para ofertar esse tipo de produto. A demanda virá principalmente daqueles países em desenvolvimento, capazes de aumentar a produtividade de trigo, necessitando, portanto, um número cada vez maior de silos e estruturas de estocagem.

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