Guia para a manutenção adequada dos filtros das máquinas agrícolas

Guia para a manutenção adequada dos filtros das máquinas agrícolas

A manutenção adequada dos filtros pode prolongar a vida útil do motor e até mesmo reduzir o consumo de combustível

A saúde e o bom funcionamento das máquinas agrícolas dependem de sistemas rigorosos de manutenção periódica. No topo dessa lista de verificações estão os filtros. Cada filtro, seja de ar, óleo diesel, óleo lubrificante, óleo hidráulico ou ar condicionado, tem características específicas, mas todos têm em comum a responsabilidade de eliminar impurezas que podem danificar o sistema. A manutenção adequada dos filtros pode prolongar a vida útil do motor e até reduzir o consumo de combustível.

Em comparação com o custo de substituir peças danificadas pelo mau uso dos filtros, o valor da troca de um filtro é insignificante. Frequentemente, os problemas decorrentes de contaminação excessiva incluem perda de produção, custos de reposição de componentes e aumento geral nos custos de manutenção.

“Mais de 75% das falhas em sistemas hidráulicos e de lubrificação são causadas pelo excesso de contaminação. Os problemas decorrentes de contaminação excessiva incluem perda de produção, custos de reposição de componentes e aumento geral nos custos de manutenção”, diz Igor P. Rosenburg, gerente de Vendas & Marketing e Engenharia de Aplicação da Argo-Hytos 

Atenção à troca dos filtros

Os sistemas de filtragem em máquinas agrícolas são equipamentos modernos, tecnológicos e incluem sensores e sistemas eletrônicos para monitorar a filtragem e o desempenho.

Marcos Azambuja, gerente de contas e suporte técnico da Cummins Filtros, destaca que muitos problemas surgem devido à falta de manutenção adequada dos filtros e postergação das trocas, além de instalações incorretas ou uso de filtros de má qualidade.

“A troca regular dos filtros é essencial para o bom funcionamento das máquinas agrícolas”, concorda Raul Cavalaro, diretor de Vendas e Marketing da Mann+Hummel para o mercado de reposição.

Ele destaca a importância de seguir as especificações do fabricante e realizar manutenção preventiva para evitar problemas como corte de combustível, falhas no motor e vazamentos.

Neste caso, vale lembrar que a principal diferença entre manutenção preventiva e corretiva é a previsibilidade. “Enquanto a manutenção preventiva pode ser programada para quando for conveniente, a manutenção corretiva é menos previsível”, aponta Celso Ramos, gerente de vendas da Newtec. “Ela acontece, na maioria das vezes, de última hora e precisa ser feita o quanto antes”, completa.

Manutenção corretiva pode ser definida como o reparo de um equipamento após alguma inconsistência ou falha total. Ou seja, visa corrigir os problemas que podem prejudicar o desempenho das máquinas. Por exemplo: falhas nos maquinários, acidentes, quedas, quebras, erros na operação, entre outros fatores.

“A manutenção preditiva possui o objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos. Ou seja, mesmo antes de se tornarem problemas potenciais, agindo quando ainda somente se encontram sintomas”, diz Ramos.

DICAS PRÁTICAS
INDICADORES

Verifique regularmente os indicadores de sujeira nos filtros.
Na imagem acima, o usuário não trocou o filtro no período correto, que por sua vez absorveu poeira e sujeira acima da capacidade nominal. A contaminação obstruiu a passagem do ar, ocasionando o colapso estrutural do filtro.

SUBSTITUIÇÃO

Substitua filtros sujos conforme as recomendações do fabricante. O correto atendimento a intervalos de troca é crítico para a melhor performance e durabilidade. Filtro saturado por alto nível de contaminação gera danos progressivos, que podem ser minimizados com a troca no período correto.

QUALIDADE

Evite utilizar filtros de baixa qualidade. Filtros de baixa qualidade podem soltar partículas do elemento filtrante, contaminando o sistema ao invés do filtro realizar o que precisa: que é limpar o sistema.

“A reutilização de filtros limpos pode trazer diversos problemas para o sistema. Além disso, problemas como perda de potência, aumento do consumo de combustível e temperatura elevada do motor podem indicar que os filtros estão saturados”, diz Vanderson Medeiros, head de Vendas Aftermarket Brasil da Donaldson Soluções de Filtragem.

No caso do filtro de ar, a maioria dos tratores tem um indicador para alertar o operador que o filtro está sujo e precisa ser trocado.

“Em alguns tratores este indicador fica ao lado do filtro de ar, já outros têm uma luz no painel. O recomendado é substituir o filtro, pois a limpeza com ar comprimido pode danificar o elemento filtrante e comprometer a vida útil do motor”, assinala o pesquisador científico do Centro de Engenharia/IAC, professor Roberto da Cunha Mello.

O pesquisador afirma que é fundamental verificar regularmente os indicadores de sujeira do filtro de ar. Ele ressalta a importância de evitar danos ao elemento filtrante durante a limpeza e garantir uma montagem correta para manter a eficiência do motor.

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Para filtros de óleo diesel, recomenda-se trocar a cada 250 horas, enquanto filtros de óleo lubrificante devem ser substituídos sempre que o óleo for trocado.

“Não é bom colocar um óleo novo em um filtro sujo. Deve-se ter a ferramenta adequada e cuidado na montagem para não danificar a borracha de vedação evitando vazamento. Também quando se troca o filtro, deve-se tomar cuidado com a quantidade de óleo para preencher o filtro”, explica o pesquisador. Para filtros do óleo hidráulico, o recomendado é a troca ao mesmo tempo do óleo, com 750 horas.

No sistema hidráulico, filtros de pressão, retorno e sucção são essenciais para filtrar o óleo e manter o sistema limpo. A incompatibilidade de fluidos, pressões inadequadas e filtros de baixa qualidade podem causar danos sérios ao sistema. Portanto, a atenção à manutenção adequada dos filtros é crucial para garantir a eficiência e a durabilidade das máquinas agrícolas.

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