
Haddad também defendeu a necessidade de um orçamento equilibrado para garantir taxas de juros menores // Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Clarisse Sousa – Diante da suspensão das linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (21) o envio de um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) em busca de respaldo técnico e legal para a retomada imediata dos financiamentos com recursos equalizados, de acordo com informações da “Agência Brasil”.
Haddad ressaltou a importância das políticas públicas de subsídio aos pequenos e médios produtores rurais, especialmente em um cenário de juros elevados. “Em geral, a gente compensa o aumento da Selic para não comprometer a produção”, explicou o ministro.
Governo suspende linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025
No entanto, a falta de aprovação do orçamento tem dificultado essa compensação. “O orçamento não foi aprovado ainda. Eu, inclusive, mandei para uma das lideranças da FPA [Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária] um comunicado, dizendo que nós estamos oficiando o TCU hoje sobre esse problema da não aprovação do orçamento. Não queremos nenhuma descontinuidade das linhas de crédito [do Plano Safra]”, afirmou.
Haddad: 1º passo para conter inflação de alimentos é Plano Safra maior
O ministro também defendeu a necessidade de um orçamento equilibrado para garantir taxas de juros menores no médio prazo, sem comprometer a sustentabilidade fiscal, “sem penalizar a população que depende do Estado, inclusive os produtores que também dependem do Estado para continuar produzindo alimentos baratos”, disse Haddad, em entrevista ao ICL Notícias nesta sexta-feira (21).
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!