Máquinas e Inovações Agrícolas

Hi-tech nos campos e na estrada

Os eixos e as suspensões dos reboques são, geralmente, aqueles componentes que os usuários de máquinas agrícolas não notam e dos quais preferem se esquecer, embora desenvolvam um papel fundamental ao assegurar as performances e a estabilidade dos veículos nos campos e na estrada. O Grupo ADR sabe muito bem disso e desde 1954 dedica-se à pesquisa, ao desenvolvimento e à produção de eixos, suspensões, sistemas de freio e aros de rodas para os meios rebocados usados no campo. Na verdade, a atividade do ADR Group abrange outros setores, como os dos eixos e das massas de frenagem, destinados a veículos especiais. Um exemplo explicativo: os planos de carga baixos e modulares, utilizados nos transportes excepcionais de estrada. Além da sede histórica em Uboldo, na Itália, o Grupo ADR produz em outras localidades italianas e no exterior: a CLM, em San Pietro, Udine (Itália), onde são fabricados os aros para rodas: a francesa Colaert Essieux, adquirida em 1990 (produz eixos e suspensões para maquinários agrícolas); as polacas ATW, fundada em 1996, e WPS; e a inglesa Tyremart, no passado revendedora da Colaert para os mercados anglosaxônicos. A isso, junta-se, na China, a ADR Qingdao China, de 2006, e a joint-venture Changshu Saci, fundada em 2000. Por fim, aqui, o Grupo conta com a ADR Eixos Brasil, que remonta de 2002. No total, o faturamento do Grupo ADR, onde trabalham cerca de 900 funcionários, em 2010 beirou os 220 milhões de dólares, superando os níveis pré-crise, de 209 milhões de dólares em 2008 e dos 200 milhões de dólares do ano anterior.

[imagebrowser id=6]

Muda o modo de trafegar nos campos. Os eixos e as suspensões para reboques agrícolas passaram por uma rápida evolução técnica nos últimos anos. Isso para poder atender às dinâmicas necessidades operacionais de algumas áreas geográficas, como os países da Europa Central, que requerem – além da estabilidade e do manejo nos campos com cargas às vezes desbalanceadas e baricentros longe do solo – agilidade de deslocamento na estrada, para alcançar rapidamente diferentes locais de trabalho. Nessa ótica, os eixos e os sistemas de freio ADR para reboques agrícolas adotaram componentes parecidos com os montados nos veículos industriais, mas com suspensões (de tipo mecânico ou mistas) baseadas em elementos hidráulicos combinados a acumuladores de nitrogênio com função de amortecedores. Os freios são, sobretudo, a tambor, quer por razões “históricas” quer por eficácia na fase de desaceleração (absorvem menos energia dos discos para parar o veículo), inclusive em ambientes operacionais adversos devido à presença de lama, água ou pequenas pedras.

Eixos fixos e esterçantes, suspensões mecânicas e oleodinâmicas. A gama de produtos da ADR inclui eixos fixos de corpo cheio, modelos de seção tubular, versões autoesterçantes e de esterçamento comandado e grupos oscilantes rebaixados para usos especiais, além de uma ampla oferta de suspensões: desde as mecânicas pré-montadas de tipo bogie, prontas para a montagem no reboque, àquelas em paralelo ou tridimensionais da série K, com suspensões parabólicas de diferentes larguras (de 76 a 100 mm, conforme as utilizações), até às unidades hidrodinâmicas Hydrokey e Hydrosafe. Com as Hydrokeys, em particular, o ajuste do veículo em marcha é determinado pelo fluido hidráulico em pressão, enquanto o conforto fica por conta dos amortecedores carregados de nitrogênio; a suspensão pode resultar mais rígida ou mais suave, agindo sobre a pressão do gás. Já a Hydrosafe é um modelo hidráulico de braços independentes, indicada para máquinas operadoras para pedreiras ou para as agrícolas, sujeitas a fortes desequilíbrios de carga. No setor dos eixos, as versões de corpo cheio cobrem um intervalo de carga de 500 quilos a 30 toneladas, com sistemas de freio dotados de equipamentos de atrito de espessura variável (a partir de 5 toneladas de capacidade). A gama Black Bull, de seção tubular e caracterizada por uma redução de 50% do peso do corpo do eixo, é desenvolvida com perfil oco de aço de alto limite elástico, adaptado para usos industriais e agrícolas. O eixo Dual Mode é um produto flexível, desenvolvido para máquinas agrícolas e operadoras. Trata-se de um modelo utilizável em versões autoesterçante e de esterçamento comandado. O fabricante do reboque pode decidir o tipo de uso durante o processo de operação do veículo, sem nenhuma alteração na estrutura do dispositivo. Na verdade, não precisa de soldagens ou outras intervenções mecânicas: basta escolher o equipamento oleodinâmico mais indicado às necessidades. O Dual Mode de esterçamento comandado resolve o problema da manobrabilidade em marcha ré dos reboques multieixos, evitando as fricções e o consequente desgaste precoce dos pneus. Todo o sistema é pilotado pelo trator, mas os componentes são colocados exclusivamente no veículo rebocado. Desse modo, acoplando o reboque, qualquer motriz o torna imediatamente operacional.

Na fábrica, nada é deixado ao acaso. Para garantir o nível qualitativo dos eixos e das suspensões fabricadas em Uboldo, a linha está organizada em áreas especializadas, ligadas entre elas por um pequeno trem de distribuição dos componentes. O caminho começa no departamento de recebimento das mercadorias, onde os materiais na entrada são submetidos a controles de amostra, com exceção dos de fornecedores certificados. Todos os elementos, classificados com uma etiqueta com código de barras, são depositados em um armazém automático munido de três transportadores. O software de controle gerencia o estoque e a rotação dele, respeitando a ordem cronológica de carga. Na área de preparação dos meões, dos cilindros e dos rolamentos, tais componentes são montados conforme o pedido do cliente. O centro de gestão da produção se encarrega de controlar as linhas de montagem e o trem automático de distribuição das peças. O centro também efetua uma programação para otimizar a sequência de produção, baseada na carga de trabalho das máquinas e na disponibilidade dos materiais e da mão de obra especializada. Na unidade italiana, os grupos de suspensão podem ser fornecidos na versão “chaves na mão”, pronta para a montagem no reboque, ou em kit (paralelo, tridimensional, de tipo mecânico, pneumático ou hidráulico).

Compartilhar