Máquinas e Inovações Agrícolas

Igus apresenta bucha com promessa de alta resistência à compressão

A Igus tem uma novidade ao setor agrícola. Recentemente, a fabricante apresentou a bucha iglidur TX1, indicada para aplicações mais exigentes. Segundo a empresa, o produto se distingue pela alta resistência à compressão e por sua longa vida útil, dispondo ainda de elevada resistência a fluidos e a temperaturas de até 170 graus Celsius em curtos espaços de tempo.

Produtos cada vez mais robustos e, ao mesmo tempo, leves são constantemente procurados pelo setor. Para a Igus, esses requisitos são preenchidos com material da bucha TX1 – especialmente em aplicações em que cargas muito pesadas são movidas. “Com uma resistência à compressão estática até 200 MPa e dinâmica de 140 MPa, conseguimos abranger inúmeras aplicações na maior classe de peso”, explica René Achnitz, diretor Comercial na Igus.

O iglidur TX1, assim como as demais buchas deslizantes da marca, é autolubrificante e funciona a seco, podendo, no entanto, ser também aplicado com lubrificação em determinadas situações, como quando, em aplicações típicas no setor agrícola ou de máquinas de construção, o lubrificante é utilizado como proteção anticorrosiva para o eixo. O iglidur TX1 combina coeficientes de desgaste e boa fricção com alta estabilidade dimensional.

“Devido às longas fibras reforçadas, as buchas deslizantes em iglidur TX1 absorvem mesmo os choques e impactos mais fortes, e permanecem muito estáveis na forma”, afirma Achnitz. Segundo ele, mesmo aplicações mais pesadas podem ser equipadas com buchas iglidur como uma alternativa às soluções metálicas, as quais exigem lubrificação contínua. Além disso, nestas, uma lubrificação insuficiente pode resultar em elevadas despesas de manutenção e reparação, bem como em paradas na produção.

Compartilhar