Máquinas e Inovações Agrícolas

Integração entre agricultores e pecuaristas

A Syngenta realiza no dia 07 de Fevereiro, no município goiano de São Miguel do Araguaia, o Dia de Campo Integrar (Lavoura-Pecuária). O objetivo é apresentar a 500 participantes a iniciativa que, há dois anos, envolve a Syngenta e a Embrapa no sentido de fomentar as condições necessárias para a recuperação de pastagens degradadas, áreas de baixa produtividade que, por meio do aporte de alta tecnologia, passam a suportar o cultivo de soja com níveis crescentes de desempenho.

A programação do evento inclui palestras e estandes que reúnem as principais necessidades que surgem quando se combina os interesses de ambos os segmentos: maquinários, defensivos agrícolas, soluções de manejo, oferta de serviços e tecnologias. “O objetivo é mostrar os benefícios que resultam da integração entre lavoura e pecuária e, sobretudo, que isso é possível, está sendo feito e tem potencial de crescimento, haja vista o mapeamento que revela aproximadamente 200 mil hectares disponíveis em regiões de Goiás e Tocantins”, afirma Carlos Landerdahl, gerente de marketing da Syngenta.

A iniciativa de integração prevê a aplicação de um modelo que estabelece a divisão de áreas de pastagem em campos que são cultivados de forma rotativa. Para cada situação é determinada a adoção de tecnologias específicas, sempre balizadas por protocolos de cultivos desenvolvidos pela Syngenta. Quando as áreas degradadas são recuperadas, a pecuarização é retomada, mas em condições de suportar mais cabeças de gado por hectare e, consequentemente, com produtividade maior. “Nas áreas de integração, temos evidenciado o potencial de colocar até quatro cabeças de gado por hectare, contra apenas uma cabeça de gado por hectare na média nacional”, ressalta Landerdahl.

A iniciativa é fundamental para promover o entendimento entre pecuaristas e agricultores, com vantagens econômicas para ambas as partes e com benefícios sociais e ambientais, uma vez que ela promove a produtividade sem a necessidade de ocupação de novas terras. O Dia de Campo vai apresentar exemplos reais de integração entre agricultura e pecuária em uma região de forte tradição pecuarista, mas que convive com 95% de pastagens degradadas”, afirma Marcelo Braoios, engenheiro agrônomo e diretor técnico e comercial da parceira da iniciativa Irriplan.

O Dia de Campo Integrar (Lavoura-Pecuária) ocorre das 8h30 às 13h, na Fazenda São Dimas, que tem acesso pela rodovia GO-164, a 15 quilômetros antes da chegada a São Miguel do Araguaia.

Compartilhar