• Newtec

Jacto lança adubadora e plantadeira, além de soluções para agricultura de precisão

A nova Uniport 8030 NPK chama a atenção pelo seu novo design com motor dianteiro, reservatório com capacidade para 8.000 kg e uma cabine mais ampla

Jacto lança adubadora e plantadeira, além de soluções para agricultura de precisãoA Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, lança no Show Rural Coopavel 2024 a adubadora Uniport 8030 NPK e a plantadeira Lumina 300. A empresa expõe ainda grande parte das suas soluções para pulverização, agricultura de precisão e serviços digitais.

A nova Uniport 8030 NPK chama a atenção pelo seu novo design com motor dianteiro, reservatório com capacidade para 8.000 kg e uma cabine mais ampla. O novo chassi proporciona melhor distribuição de peso e maior curso de suspensão. Em termos de tecnologia, a adubadora traz soluções que possibilitam precisão na dosagem, facilidade de regulagem e faixas de aplicação maiores e mais uniformes.

Entre as tecnologias embarcadas estão o controle duplo de taxa variável para maior eficiência no uso de insumos; controle automático de 12 seções para menor sobreposição e até 15% de economia em fertilizantes; e controle de bordadura que minimiza a aplicação de fertilizantes em áreas não desejadas como os carreadores.

Outro destaque é o lançamento da plantadeira Lumina 300 com 16 ou 18 linhas. A máquina possui reservatório central com capacidade de 5.100 litros e sistema de pulverização do sulco de plantio com 900 litros de capacidade e totalmente integrado, o que elimina adaptações e riscos de quebras do equipamento em comparação com as soluções montadas after market. A Lumina 300 também pode ser equipada com sulcadores tipos discos duplos desencontrados ou haste para fertilizantes.

Tratorizada e autrotransportável, essa plantadeira fica pronta para o transporte com 3,2 metros de largura sem nenhum setup, o que é considerado um dos seus grandes diferenciais.

“Ficamos felizes em anunciar estes dois grandes lançamentos que chegam para atender a demanda dos produtores rurais por soluções que tornem o trabalho no campo mais prático, rápido e sustentável”, comenta Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

Em adubação, a Jacto possui ainda outros dois modelos de adubadoras a lanço: Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK. As máquinas estão equipadas com Controle Automático de 12 seções, Controle de Bordadura e Controle Duplo de Taxa Variável.

Show Rural espera mais de 300 mil visitantes e R$ 5,5 bi em negócios

Em plantio, a Meridia 200, primeira plantadeira da Jacto lançada no mercado conta com 11, 13 e 15 linhas, passa a contar a partir de 2024 com as mesmas tecnologias de agricultura de precisão presentes na Lumina 300, que podem proporcionar uma economia de até 15% em sementes e fertilizantes e diversos outros benefícios. O equipamento tem entre outras vantagens o exclusivo sistema de pressão constante na linha de plantio para profundidade mais uniforme das sementes.

Soluções em pulverização

Os visitantes do Show Rural Coopavel podem conferir no estande da Jacto os pulverizadores automotrizes da familia Uniport, modelo 2030, 2530, 3030, 4530 e Uniport 2000 Plus.

Uma novidade da Jacto esse ano é a opção do sistema PWM no Uniport 3030 e Uniport 4530. Essa tecnologia mantém o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina. Quando integrado ao sistema bico a bico, o PWM controla a pressão de forma automática, permitindo uma melhor gestão da operação de pulverização. Os modelos ganharam ainda nova versão do sistema de transmissão, o qual, dependendo das condições de aplicação, proporciona economia de combustível de até 20%.

Também estarão em exposição os pulverizadores tratorizados da linha Arbus, Condor e Advance, com destaque para o sistema de pulverização Multicontrol que agora equipa todos os modelos das linhas Advance e Condor 800 AM, trazendo tecnologias semelhantes às já existentes nos pulverizadores automotrizes e que proporcionam mais conforto, segurança e praticidade das operações, uma vez que integra todos os recursos em um único display dentro da cabine do trator.

Pulverizador autônomo com inteligência artificial

Entre os equipamentos mais inovadores, a Jacto demonstra o pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV, que traz embarcado uma inédita tecnologia de pulverização com a marca e o DNA da Jacto. Utilizando um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, o pulverizador consegue identificar o tamanho e a proporção da planta, bem como onde existe massa verde.

Estas informações servem de entrada para o controle do sistema de pulverização, que através de um conjunto individual de válvulas integradas ao sistema de multiventiladores funcionam de forma independente através de motores elétricos, permitindo uma pulverização de qualidade diferenciada com corte inteligente de seções, entregando a quantidade exata de produto e volume de ar ideal em cada parte da planta, evitando assim desperdícios de produto e energia.

O Arbus 4000 JAV tem controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota. A tecnologia permite trabalhar com mais de um veículo ao mesmo tempo, com a função comboio e alinhamento virtual das máquinas.

O veículo apresenta também gerenciamento de controle de obstáculos inteligente, que para automaticamente quando identifica um obstáculo, sendo que o gerenciador do veículo pode decidir quais ações vai tomar. Também pode monitorar pragas e doenças em tempo real e realizar a medição de produtividade. Além disso, é possível utilizar câmeras no veículo, assim quando ele estiver pulverizando a cultura da laranja, por exemplo, é possível contar os frutos, realizando uma estimativa de produtividade.

Bicos de pulverização

Este ano no estande da Jacto, os agricultores poderão conhecer o amplo portifólio de bicos de pulverização ofertados pela empresa. Os bicos estarão em exposição de modo que os visitantes poderão conferir em detalhes, por meio de simulação, a precisão dessas peças no processo de pulverização.

O bico é responsável por grande parte dos resultados obtidos no ciclo produtivo, por isso a importância da utilização do bico correto associada a um pulverizador com todos os itens calibrados e aferidos para que o produto atinja o alvo e proporcione maior produtividade. Esse controle contribui com uma cultura mais sadia e reflete na lucratividade do produtor.

Agircultura de Precisão

Displays OTMISA OTMIS, marca dos produtos de agricultura de precisão da Jacto, expõe a sua família de displays de 5″, 8″ e 10″ que trazem funcionalidades como o sistema Machine to Machine que permite que mais de um pulverizador trabalhe em um mesmo talhão, compartilhando os mapas de aplicação, de modo que um equipamento pode identificar onde o outro já aplicou, evitando sobreposições indesejadas; e o Acesso e Diagnóstico Remoto que propicia ao agricultor acessar a Torre da Experiência do Cliente (atendimento Jacto) e fazer todas as consultas necessárias para melhor aproveitar as ferramentas embarcadas.

Outros destaques dos displays são o sistema de manobra automática no fim de linha que economiza tempo e esforço do operador; e o sistema de piloto automático com o sistema de direcional traseiro acoplado para o pleno uso do piloto automático.

Serviços Digitais – Jacto Next

A Jacto Next, área de serviços digitais da Jacto leva para a Show Rural as atualizações da plataforma EKOS, de gestão multimarcas da operação agrícola. Um dos destaques desta tecnologia e que estará em exposição na feira são as Armadilhas Eletrônicas Inteligentes para monitoramento remoto de pragas, disponível por meio do módulo Monitoramento Integrado Inteligente de Pragas (MIIP) da plataforma.

Destaques dos equipamentos portáteis da Jacto

Na linha de pulverizadores a bateria, o Jacto DJB-20S se destaca pela inovação e tecnologia com a emissão de relatório da operação (caderneta de campo), 02 modos de operação (pulveriza e aplica doses); ajusta doses de 5 a 500 ml, entre outras características que fazem desse equipamento único no mundo. Já o Jacto GB-18, distribuidor de grânulos costal a bateria, possui 03 modos de aplicação: localizada, linear ou a lanço. Traz mais assertividade e eficiência na aplicação de fertilizantes, com economia de insumos de até 20%.

Durante o evento, o produtor também encontrará toda a linha profissional de equipamentos para poda da Jacto, incluindo o Jacto TM-50, amarrador (alceador) para condução de galhos e, com condições especiais exclusivas para o Show Rural, o podador a bateria Jacto PR-40. Com 7 sensores internos, possibilita cortes controlados e precisos. É leve e ergonômico, três vezes mais rápido quando comparado a uma tesoura de poda manual.

Consórcio Jacto

Consórcio Jacto estará presente na feira com grupos de contemplação imediata e primeira parcela grátis para a toda a linha de pulverizadores tratorizados. Já para as linhas de pulverizadores automotrizes, plantadeiras e adubadoras, o consórcio disponibiliza grupos com contemplações por sorteio, lance livre, e lance com 40% e 20%.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter