Máquinas e Inovações Agrícolas

Linha de plantio de arroz da Stara tem novidades

A Stara amplia a sua linha de plantio com o lançamento de semeadoras de arroz: a Guapa e a Guapa Supra. Conheça detalhes dos implementos.

A Guapa é uma semeadora de porte médio, disponível nos modelos 24 e 28 linhas, para ampla copiagem do terreno e plantabilidade. Com grande articulação das linhas, 658 mm, atinge a copiagem do solo mesmo em situações extremas. O reservatório de sementes comporta  777 kg (24 linhas) e 910 kg (28 linhas) e o de fertilizantes tem capacidade de 1.576 kg (24 linhas) e 1.875 kg (28 linhas).

A Guapa tem pressão ativa, ou seja, as molas pneumáticas de pressão são interligadas entre as linhas, com isso mantém a mesma pressão mesmo quando estiver na parte de cima das taipas. A limitadora de profundidade é acoplada ao cubo do disco duplo e de fácil troca pelo operador.

Já a Guapas Supra têm versões de 44 e 60 linhas com espaçamento de 17 cm, é articulada e possui dois módulos de chassi. Um dos  diferenciais é o reservatório central configurável, em que o produtor pode escolher se quer apenas fazer a semeadura ou semear com fertilizantes, além de ter maior capacidade de sementes. O reservatório central de sementes possui capacidade de 1.200 kg de sementes e 3.000 kg de adubo. Ao inverter a tampa de repartição do reservatório é possível usar apenas para sementes, com capacidade de até 3.000 kg de sementes. Com exclusivo sistema de dosagem de sementes, a máquina proporciona eficiência na semeadura, tendo variação máxima de 5% ( dosagem no rotor).

As linhas de semeadura possuem articulação de 658 mm, com alta capacidade de copiagem do solo mesmo em situações extremas sobre taipas ou curvas de nível. Possui disco duplo defasado de 15,5” x 15”, além de limitadora de profundidade de fácil troca acoplada ao cubo do disco duplo, beneficiando o fluxo de palhada. O implemento possui sistema de transporte comandado pelo Topper 5500, e com ele a Guapa Supra fica com 3,35 m de largura no rodado e 3,91 m de altura, facilitando passar por estradas ou pontes estreitas. Os rodados central e lateral são compostos por pneus de baixa compactação, permitindo a entrada em terrenos úmidos com menor impacto do solo. A operação tem pressão ativa, ou seja, as molas pneumáticas são interligadas entre as linhas, com isso mantém a mesma pressão nas linhas mesmo quando estiver na parte de cima das taipas. A limitadora de profundidade é acoplada ao cubo do disco duplo e de fácil troca pelo operador.

A semeadora possui regulagem instantânea da taxa de sementes e fertilizantes para aplicar a taxa variável. Isso é possível porque o equipamento vem de fábrica com o Topper 5500, o controlador  para agricultura de precisão, além de Telemetria Stara, que possibilita acompanhar em tempo real as operações realizadas na lavoura, através de um dispositivo com acesso à internet.

Compartilhar