• Newtec

Manitou projeta expansão no agro com manipulador telescópico

Manitou projeta expansão no agro com manipulador telescópicoManitou faturou mais de R$ 80 milhões em vendas na Agrishow. Empresa aposta nos manipuladores telescópicos para expandir participação no agro brasileiro

O Grupo Manitou, fabricante francesa de máquinas para movimentação e plataformas de trabalho aéreo, comemora as vendas realizadas na Agrishow 2023, que ultrapassaram os R$ 80 milhões, número três vezes maior do que o da edição passada. A marca vendeu mais de 300 itens na feira deste ano e planeja ampliar a participação no segmento com a ampliação das vendas do manipulador telescópico.

De olho nesses resultados, a empresa estabeleceu o setor agro como foco em seu plano de desenvolvimento de negócios para os próximos cinco anos no Brasil e espera superar as expectativas, assim como aconteceu na Agrishow. Uma das estratégias para alcançar esse objetivo é aumentar a penetração dos manipuladores telescópicos neste mercado, “que ainda são pouco conhecidos pelos agricultores”, segundo Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para Brasil e América Latina.

“Já realizamos muitos investimentos em máquinas, na formação de equipes, etc., e continuaremos investindo nos próximos anos fortemente no segmento do agro. Entendemos que não existe segredo para introduzir nossos manipuladores telescópicos no agro brasileiro. Basta que consigamos fazer uma demonstração. Uma vez que o agricultor testa a máquina e conhece seus benefícios, que são inúmeros, ela não volta mais para o nosso estoque”, diz Bracco.

Segundo ele, “os manipuladores possuem baixo custo operacional, alta produtividade e ainda proporcionam grande segurança no manuseio das cargas. Nesses pontos, eles ganham de qualquer outro equipamento na agricultura”, reforça. “Esse mercado ainda tem muito a ser explorado no Brasil, basta que os agricultores conheçam o produto”, conclui.

O setor agro representa de 20% a 30% dos negócios do Grupo Manitou no mundo. No Brasil, até o momento, o agro representa cerca de 10% do total dos negócios da empresa. Isso ocorre especialmente devido ao aumento nas vendas do segmento de plataformas e retroescavadeiras em 2023, conforme explicou o executivo.

“Acreditamos que o mercado de manipuladores no Brasil, que foi pequeno nos últimos anos, deverá crescer. Isso deve ocorrer não apenas no segmento agro, mas também no segmento de construção. Falando especificamente sobre o agro, com certeza, queremos manter nossa liderança porque entendemos ter um produto premium e de reconhecimento mundial.”

Para estar próxima aos clientes, a empresa construiu uma rede de distribuidores pelo país e algumas regiões da América Latina focada no agronegócio: Uniparts (Uberlândia/Unaí), Agrisys (Formosa/GO), Multitratores (Porangatu – GO), Rimave (Rio Verde – GO), Agritex (Querência – MT) e Sermaq (Santa Catarina).

Manipulador telescópico

O manipulador telescópico é uma máquina que pode ser utilizada em diversas atividades na agricultura, tais como transporte e movimentação de cargas pesadas, remoção de detritos, empilhamento de sacos de grãos, entre outras. Ele é capaz de alcançar locais elevados e estreitos com facilidade, além de possuir alta capacidade de carga e alcance. Também pode ser equipado com acessórios específicos, como garfos e conchas, para atender a diferentes necessidades no campo.

O modelo MLT-X 625 75 H é um empilhador compacto da Manitou concebido para trabalhos agrícolas. Tem capacidade de até 2.500 kg e altura 5.90 m. Está equipado com um motor de 75 cv. Possui dimensões otimizadas para entrar em edifícios estreitos e manobrar facilmente. As rodas motrizes e os 3 modos de direção facilitam os deslocamentos.

“O manipulador telescópico pode ser considerado um ‘canivete suíço’ dentro de uma propriedade rural. Pode-se fazer atividades com ele que o agricultor jamais imaginou”, completa Bracco.

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter