Máquinas e Inovações Agrícolas

Manual para gestão do agronegócio

Dividido em nove capítulos, o livro “Gestão do agronegócio: textos selecionados”, coordenado por Mário Otávio Batalha, inicia com os conceitos e abordagens teóricas que serão retomados nos textos seguintes. Em seguida, apresenta os hábitos de consumo alimentar no Brasil e como determinados fatores exercem influência sobre o comportamento da escolha alimentar dos consumidores. Discute também a gestão do processo de desenvolvimento de produtos, para a competitividade na indústria de alimentos, apresenta os principais modelos disponíveis para o desenvolvimento de produtos alimentícios e as práticas de gestão e capacitação em desenvolvimento de produtos.

Dedica um capítulo às relações de suprimento na agroindústria, analisando o processo de reestruturação da relação industrial entre empresas da agroindústria e indústrias de alimentos e bebidas, para fornecimento de produtos com maior valor agregado. Outro texto foca na análise dos canais de distribuição para produtos agroindustriais, para que o leitor possa compreender sua estrutura e planejar sua gestão. As alternativas de mercado para a agricultura, como os produtos hortículos orgânicos, também são analisadas.

Destaque ainda é dado ao apoio da tecnologia à gestão de negócios, como a utilização de simulação, computação gráfica e outras ferramentas para a tomada de decisão no planejamento e no controle da produção agroindustrial. Há ainda um artigo específico sobre segurança dos alimentos e rastreabilidade, para identificar níveis, formas de contaminação e controle de doenças, de modo a garantir ao consumidor um produto seguro e saudável. Para finalizar, discute questões como inovação tecnológica de produto e processo, aprendizado tecnológico, parcerias tecnológicas, padrões setoriais de mudança tecnológica e outros temas afins.

Compartilhar