Manutenção preventiva garante eficiência máxima das máquinas

Manutenção preventiva é essencial para prolongar a vida útil dos equipamentos, evitar problemas graves durante o funcionamento das máquinas e, consequentemente, para contornar perdas e reduzir custos

Manutenção preventiva garante eficiência máxima das máquinas

A Rech, rede de peças para máquinas agrícolas, convidou um especialista para tirar dúvidas sobre a importância da manutenção preventiva. Um maquinário em boas condições é imprescindível para uma operação eficiente nos mais variados setores, do agronegócio à construção civil, da mineração à pavimentação.

Não por acaso, a manutenção preventiva é essencial para prolongar a vida útil dos equipamentos, evitar problemas graves durante o funcionamento das máquinas e, consequentemente, para contornar perdas e reduzir custos. Confira as dicas sobre como aumentar a durabilidade da máquina e tornar as atividades cada vez mais rentáveis.

Segundo Clenilton Gomes, especialista da Rech, existem alguns pontos fundamentais para a longevidade das máquinas. A troca de filtros, óleos lubrificantes e fluido de arrefecimento — feita de acordo com as orientações de um profissional técnico ou conforme descrito no manual do operador — faz o equipamento operar em sua eficiência máxima, e com diminuição do consumo de combustíveis.

“É importante lembrar que se a manutenção preventiva não for realizada no período correto pode provocar aumento do consumo de diesel superior a 30% durante a operação ou até a destruição do motor do equipamento”, alerta.

Filtros

O motor coleta contaminantes de diversas fontes que causam desgaste no seu sistema. A função dos filtros inclui eliminar essas impurezas, aumentar a vida útil do sistema e reduzir os gastos da operação, mas isso só acontece se a troca for feita no período correto. A produtividade é bastante comprometida quando o filtro é usado saturado ou vencido. Veja a seguir mais informações sobre os cinco principais filtros da sua máquina.

Filtro de ar:

É recomendado que a troca seja feita a cada 600 horas ou quando o filtro estiver saturado, o que vai depender do local e da intensidade a que a máquina estiver exposta. É importante também estar atento ao sensor de restrição ou verificar visualmente o estado do filtro. Apenas 100 gramas de poeira — principal fonte de desgaste das camisas, pistões, anéis, válvulas, guia de válvulas e do compressor de turbo — pode destruir um motor a diesel.

Filtro de combustível:

Motores a diesel modernos oferecem maior desempenho e maior confiabilidade. No entanto, esses motores utilizam sistemas Common Rail de alta pressão (HPCR), que apresentam tolerâncias mais justas entre componentes móveis. A limpeza do combustível é fundamental para garantir que os contaminantes (partículas sólidas) não causem desgaste prematuro dos injetores.

Existem dois tipos de filtro de combustível: o que retém a impureza do combustível e o responsável por separar a água do combustível — ambos têm a função de restringir o máximo possível de impurezas no sistema. A troca deve ser feita a cada 300 horas, em média, ou quando o filtro estiver saturado; por isso, é importante sempre fazer a manutenção preventiva.

Filtro do motor:

Considerado também um dos itens mais importantes do maquinário, o filtro sujo danifica o motor e aumenta o consumo de combustível. Os sistemas de lubrificação de motores a diesel podem ser contaminados por substâncias orgânicas e inorgânicas, como carbono, água, ácidos, combustível parcialmente queimado, verniz e tintas. A troca deve ser feita a cada 300 horas, conforme descrito no manual do operador.

Filtro da cabine:

Tem como principal função reter a poluição do ar e impedir que o operador seja contaminado por ela. No caso de entupimento, o filtro prejudica o funcionamento do ar condicionado, reduz o fluxo de ar para a cabine e permite a proliferação de bactérias e fungos causadores de odores e doenças respiratórias. É importante salientar que mesmo com a recirculação desligada (com a captação de ar externa aberta), o filtro de cabine, especialmente o de carvão ativado, retém a maior parte da fumaça do maquinário. Diferentemente de outros filtros, o de cabine não tem troca por prazo preestabelecido: a durabilidade depende do local onde o equipamento trabalha e dos tipos de poluição a que está exposto. Por isso, é importante fazer sempre a manutenção preventiva e a checagem periódica.

Filtro hidráulico e transmissão:

Assim como no sistema de motores a diesel, o sistema hidráulico e transmissão é afetado por impurezas das categorias orgânica e inorgânica. Os elementos filtrantes de transmissão e hidráulicos encontram-se disponíveis em diversas classificações de eficiência. Os filtros podem ser selecionados de acordo com a compatibilidade de fluidos à base de petróleo e água e os cabeçotes dos filtros também estão disponíveis em vários tamanhos de portas de entrada/saída e regulagens da válvula by-pass. É importante lembrar que o nível correto de limpeza do óleo é fundamental para que os componentes possam circular livremente pela corrente de fluido hidráulico. A troca do filtro é recomendada a cada 300 horas.

Óleos lubrificantes

Existem quatro tipos de lubrificantes essenciais para o bom funcionamento da máquina: motor, hidráulico, transmissão e de redutores e engrenagens. Lubrificantes impuros e divergentes com o recomendado no manual do operador aumentam a presença em excesso de impurezas no sistema, o que pode acarretar aumento de pelo menos 30% no consumo de combustíveis e também dos filtros. Outro fator importante: se a troca for feita no período correto, além de redução de custos, o sistema conseguirá conquistar a sua eficiência máxima.

Fluidos de arrefecimento

Também conhecido como líquido do radiador, o fluido de arrefecimento é aplicado no sistema de resfriamento do motor e é responsável por impedir que o sistema congele em baixas temperaturas ou evapore em altas temperaturas, ou seja, é responsável por manter a temperatura correta para que o motor continue trabalhando com eficiência. É considerado também um regulador que impede que o motor seja danificado de forma precoce. A troca é recomendada a cada 4 mil horas de utilização.

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