Máquinas e Inovações Agrícolas

Manutenção preventiva nos tratores evita paradas inesperadas

Os tratores possuem um painel de instrumento que possibilita verificar as condições de vários itens, como sensor de temperatura, nível de óleo e do líquido do arrefecimento e indica se há impureza no filtro de ar, entre outras informações, que colaboram prolongando a vida útil do motor.  Segundo o coordenador de desenvolvimento de novos produtos da TVH-Dinamica, distribuidora de peças e acessórios para máquinas agrícolas e equipamentos de movimentação e industrial, Edson Gianotto, “Por isso, é importante que o operador fique atento a essas orientações que aparecem no painel do trator”, revela.

De acordo com o coordenador, alguns modelos de tratores possuem um quadro elétrico principal que acusa problemas, por exemplo, no alternador, responsável por carregar a bateria. Hoje é importante que o responsável dos equipamentos agrícolas, seja ele operador ou o técnico especialista que realiza a manutenção dos equipamentos, tenha conhecimento necessário dos benefícios de manter a frota produzindo. O treinamento é fundamental para identificar problemas e o responsável, em muitos casos, precisa estar apto em resolvê-los. “Fazer um acompanhamento com número de horas e ter o histórico das revisões das máquinas ajudam a manter a frota em boas condições de uso, assim como ficar atento com a qualidade do combustível”, conta Gianotto.

Com mais tecnologia embarcada, os novos tratores também podem ter alto custo de manutenção se não for feita a revisão preventiva que contribui para garantir o bom funcionamento, além de garantir a valorização do bem na hora da revenda.

Itens que devem ser revisados. Fazer uma checagem de alguns itens pode evitar quebras e panes inesperadas. O operador deve checar as condições de filtragem de ar, sistema de combustível, nível de óleo do motor, sistema hidráulico, sistema de arrefecimento e outros detalhes antes de suas atividades do dia. Diariamente deve estar atento, evitando assim problemas desnecessários.

Os pneus devem estar calibrados e em boas condições de uso para garantir o bom desempenho. Os manuais do operador normalmente apresentam um quadro de orientação sobre a calibragem para operação de trabalho.  Ao fazer a avaliação periódica, é possível identificar desgastes prematuros de componentes que devem ser substituídos. “Alguns cuidados como substituir o filtro de combustível na hora da troca do óleo do motor, ajuda a prolongar a sua vida útil”, acrescenta.

Essas recomendações servem para modelos mais simples e também para as versões com mais tecnologia, pois a manutenção preventiva é a melhor forma de conservar o equipamento em boas condições de uso. “Esses cuidados evitam perda de potência e economia no consumo de combustível. Por exemplo, se não for identificado problema no sistema de arrefecimento, pode ocorrer um superaquecimento do motor e provocar trincas e até comprometer o cabeçote. Neste caso, o prejuízo será muito maior”, adverte.

Cuidados com o semieixo. Além da parte do motor, Gianotto também aconselha fazer manutenção periódica do alojamento do semieixo. “É bom efetuar o reaperto dos parafusos após as primeiras 100 horas de trabalho e depois fazer em intervalos, como 500 horas, 1.000 horas e assim por diante“, explica. Essa prática evita os desgaste prematuro dos componentes do semieixo.

Horas trabalhadas e tipo de uso interferem na manutenção. A correta manutenção do trator deve levar em consideração também a forma como o equipamento é usado. Gianotto afirma que, em regiões de cana, os tratores trabalham 24 horas ininterruptamente em determinado período do ano. Também depende da atividade exercida pelo trator. Há casos em que o equipamento é aplicado na preparação do solo, plantio, pulverização e colheita. Também existem situações em que o trator é utilizado somente para um fim. “Todos esses fatores devem ser analisados ao fazer a revisão”, comenta.

O número de horas trabalhadas em determinadas regiões também aumentou significativamente devido à redução dos intervalos de plantio, o que gera mais desgaste dos componentes dos equipamentos, sendo mais novos ou modelos mais antigos sempre exigem cuidados e atenção para garantir o desempenho necessário  exigido no campo.

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