Máquinas e Inovações Agrícolas

Ministério da Agricultura vai incentivar produção agrícola com baixa emissão de carbono

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA ) será beneficiado por uma doação de US$ 39,2 milhões do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA ) do Governo do Reino Unido para investir em agricultura de baixa emissão de carbono e desmatamento evitado. De acordo com o DEFRA , “esse projeto faz parte do Fundo Internacional do Clima do Reino Unido”. Os recursos, assim como a execução da cooperação, serão administrados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto vai oferecer apoio financeiro não reembolsável a pequenos e médios produtores rurais de sete estados estratégicos dos biomas da Amazônia (Mato Grosso, Pará e Rondônia), e Mata Atlântica (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul), para incentivar a adoção de práticas de agricultura sustentável nessas regiões.

O financiamento aos produtores servirá para incentivar pequenos e médios produtores a tomarem financiamentos de fontes já existentes para implantar projetos que utilizem tecnologias agropecuárias com baixas emissões de carbono e projetos de restauração por meio de incentivos financeiros e assistência técnica. Com um papel protagonista no alcance da meta internacional de estabilização do clima, que inclui reduzir para a metade o desmatamento nos países em desenvolvimento até 2025, o Brasil abriga a maior parte dos bosques primários do mundo, assim como um quinto da água doce e cerca de 20% da biodiversidade mundial.

O projeto é um piloto para o desenvolvimento estratégico da agricultura brasileira e para o impacto ambiental positivo que visa atingir. Trata-se de um investimento no combate ao desmatamento através da agricultura sustentável e mais que uma cooperação entre ministérios, este é um projeto entre governos”, afirma Renato Brito, coordenador geral de Sustentabilidade Ambiental do MAPA .

A líder de equipe do projeto, Simone Bauch, disse que “esse é um projeto emblemático para o BID tanto pelo seu tamanho, em termos de doações, quanto por sua abrangência em áreas estratégicas para mudanças climáticas.

Além dos recursos financeiros, haverá investimentos em atividades de capacitação e transferência de conhecimentos, a fim de melhorar a capacidade técnica de produtores para adotar medidas orientadas ao uso sustentável da terra com baixas emissões de carbono, a ordenação florestal e a proteção ambiental.

Espera-se com essas ações diminuir quase 11 milhões de toneladas de emissões de carbono em regiões estratégicas, assim como reduzir a pobreza e a vulnerabilidade da população rural das áreas compreendidas pelo programa. A cooperação será realizada em quatro anos e os recursos são não reembolsáveis.

Compartilhar