Reunião antecede Grupo de Trabalho dedicado às medidas estruturantes para o setor
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e as equipes técnicas dos dois ministérios para dar seguimento às discussões acerca das medidas de fortalecimento dos pequenos e médios produtores de leite brasileiros.
Realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quarta-feira (25), a reunião debateu a criação de um programa de melhoramento genético do rebanho, apontado como um gargalo da produção nacional de leite.
Agricultura regenerativa e descarbonização “é um caminho sem volta”
Por meio de projetos pilotos, os ministérios visam um aporte de material genético, melhorando a raça dos animais de maneira que aumente a produtividade, permitindo aos pequenos produtores, sobretudo da agricultura familiar, sair de crises que o setor vem enfrentando.
“É essencial que discutamos essa pauta, juntamente com o ministro Paulo, pois será uma iniciativa desenvolvida por quatro mãos, Mapa e MDA. O Governo Federal trabalhando unido para o crescimento deste setor tão importante para o Brasil”, ressaltou Fávaro.
Decreto
Na semana passada, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou decreto que fortalece a pecuária leiteira
O texto, publicado nesta quarta-feira, 25, em edição extra do Diário Oficial da União, alterou o Decreto nº 8.533/2015, modificando as condições para a utilização dos créditos presumidos de PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) concedidos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O ato tem por objetivo fomentar a produção de leite in natura e promover o desenvolvimento da pecuária leiteira do Brasil.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!