Ministra Tereza Cristina deve visitar Santa Catarina nesta semana para avaliar impactos da estiagem . Principal preocupação do setor produtivo é a quebra na safra de milho, que deve impactar diretamente as cadeias produtivas de carne e leite do estado

Foto: Guilherme Martimon/MAPA
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, estarão, nesta semana, em Chapecó para encontro com prefeitos e lideranças do agronegócio catarinense. A intenção é apresentar medidas de apoio aos produtores rurais atingidos pela estiagem. O evento está agendado para quarta-feira, 12, às 16h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
A estiagem é causada pelo baixo volume de chuvas nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. A média atual de precipitações nesses locais é de, respectivamente, 20, 31 e 46 milímetros. Sendo que o esperado seria uma média em torno de 150 mm.
A principal preocupação do setor produtivo é a quebra na safra de milho – tanto milho grão quanto silagem – que deve impactar diretamente as cadeias produtivas de carne e leite. De acordo com as informações da Epagri/Cepa, a colheita estadual deve ter uma redução de 12,2%, sendo que nas regiões Oeste e Extremo Oeste algumas lavouras tiveram perdas de até 50%. Até o momento, as perdas são avaliadas em R$ 1,2 bilhão no meio rural catarinense.