Máquinas e Inovações Agrícolas

Municípios mineiros recebem equipamentos

O Governo Federal promoveu, no dia 30 de setembro, a entrega de mais 154 equipamentos a municípios do estado de Minas Gerais. A solenidade foi realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), Campus I. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu R$ 36,435 milhões na aquisição das 71 retroescavadeiras, 36 motoniveladoras e 47 caminhões-caçamba.

As máquinas e veículos integram a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e serão aliados das prefeituras no processo de construção de obras de infraestrutura hídrica, para armazenamento de água, e de recuperação e abertura de estradas vicinais.

A coordenadora do PAC na Delegacia Federal do MDA em Minas Gerais, Valquíria Bernardo, informa que nesta nona entrega de equipamentos no estado, serão beneficiadas 80,5 mil famílias de agricultores de uma população rural mineira de 570 mil pessoas.

Esses 154 equipamentos vão atender 153 municípios do estado, dos quais 47 estão em estado de emergência por causa dos efeitos da estiagem e, por isso, terão prioridade no recebimento dos caminhões-caçamba”, explica Valquíria.

Vale do Jequitinhonha. Para Joaquim Neres Xavier Dias, prefeito de Salinas, município localizado no norte de Minas e a cerca de 620 quilômetros da capital Belo Horizonte, a entrega desse caminhão-caçamba é aguardada com ansiedade pela população. “Nosso município é pequeno, situado no Vale do Jequitinhonha, e passa por um momento crítico por causa da estiagem. Os equipamentos que temos recebido do MDA vão ajudar a manter as estradas vicinais em boas condições, beneficiando várias comunidades e, garantindo, inclusive, o transporte escolar dos filhos dos agricultores familiares”, afirma.

Já o prefeito de Pirapora, Léo Silveira, comemorou o atendimento dessa urgente demanda da população rural do município localizado a 370 quilômetros da capital mineira. “Pirapora apresenta as mesmas características de outros municípios localizados no Semiárido, como baixos índices pluviométricos e realidades sociais semelhantes. Por isso, a motoniveladora que já recebemos e o caminhão que vamos receber agora são de extrema importância para nós”, ressalta Léo Silveira.

© David Alves – MDA

Compartilhar