Máquinas e Inovações Agrícolas

Museu Nacional do Açúcar e do Álcool vira realidade

Localizado no município de Pontal (SP), o antigo Engenho Central, construído nos primeiros anos do século XX e preservado em seu conjunto edificação/equipamentos/maquinários, será transformado no Museu Nacional do Açúcar e do Álcool. A cerimônia de entrega oficial da primeira etapa do projeto será realizada no próximo dia 14 de dezembro de 2013, destinada a autoridades, convidados e imprensa.

O Museu é um sonho antigo da família Biagi. Agradeço a todos que participaram, e que ainda participam, desse projeto. Nosso maior objetivo é resgatar a memória industrial da cana-de-açúcar que tanto influenciou a história da nossa região e o desenvolvimento do Brasil”, afirma Luiz Biagi, presidente do Instituto Cultural Engenho Central.

Implantação. 
Segundo a museóloga Angelica Fabbri, conselheira do Instituto e uma das consultoras responsáveis pelo acompanhamento do projeto, nesta primeira etapa foram feitas intervenções para interromper os efeitos da ação do tempo. 

“Foi realizado um trabalho focado na limpeza, recuperação e melhora da infraestrutura, além de um levantamento preliminar e higienização básica de um acervo precioso. Algumas novas intervenções também estão sendo feitas, como a implantação de um pátio e a reforma e adaptação das pequenas casas ao redor do prédio principal do Engenho. Vamos deixar o Museu preparado para as próximas etapas do projeto que acontecerão conforme a captação dos recursos e a realização de parcerias”, explica.

Acervo. Em meio ao antigo maquinário do Museu Nacional do Açúcar e do Álcool, estão equipamentos raros, fabricados em 1876 e 1888, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia. Outros objetos históricos são as antigas semeadeiras, bombas de abastecimento, barris para beneficiar e purificar o açúcar, recipientes para o transporte de aguardente até o Porto de Santos, o carimbo que identificava as sacas de açúcar com a marca do Engenho, o maquinário das oficinas de manutenção e até mesmo o velho relógio que ficava no ponto mais alto da torre da usina.

O Museu Nacional do Açúcar e do Álcool está aberto ao público desde o dia 15 de dezembro. O funcionamento é de terça à domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita.

Compartilhar