Máquinas e Inovações Agrícolas

Novidade da ZF prepara o terreno para futuras aplicações fora de estrada

Com o conceito do Innovation Tractor, a ZF Friedrichshafen AG demonstra como a eficiência, o conforto e a segurança podem ser potencializados se os sistemas inteligentes dos segmentos de carros de passeio e veículos comerciais forem integrados nas aplicações fora de estrada. A inovação foi apresentada no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA), na Alemanha, em setembro.

O Innovation Tractor foi equipado com câmeras que monitoram o ambiente do veículo. Os dados ópticos constituem a base dos sistemas de assistência, que, de forma semiautomatizada ou com o auxílio de dispositivos móveis, possibilitam ao motorista manobrar o veículo depois de ter desembarcado, além de facilitarem o engate de implementos.

Além disso, as câmeras que detectam pessoas aumentam a segurança dessas importantes operações agrícolas. A ZF é uma das poucas empresas que instalam sistemas autônomos de assistência ao motorista em todos os segmentos de veículos e a chave para isso é a competência para integrar sensores, eletrônica inteligente e sistemas mecatrônicos e fazer com que os veículos possam ver, pensar e agir. Assim, os clientes finais dos segmentos de máquinas de construção e agrícolas e aplicações fora de estrada podem utilizar conceitos de automatização completamente novos. Com o gerenciamento da tração desenvolvido especialmente para esse protótipo, foi possível promover manobras otimizadas em condições fora de estrada.

A base do Innovation Tractor é um trator convencional que a ZF incrementou com componentes e funções de assistência inovadores. “Com a nossa competência podemos combinar sistemas independentes, formando uma rede integrada e fazendo com que os veículos possam ver, julgar e agir”, afirma Harald Naunheimer, responsável pelo departamento corporativo de pesquisa e desenvolvimento da ZF Friedrichshafen AG.

Os “sentidos” do protótipo são formados por seis câmeras instaladas na cabine e no capô do veículo. Os dados são analisados por um sistema computadorizado. Com as imagens captadas pelas câmeras, o processador identifica o ambiente do trator e cria uma visão panorâmica Surround View, que o motorista pode ver em um tablet em diversas perspectivas, inclusive Top View, bem como ter um overview dos movimentos do trator.

Instaladas na parte de trás do trator e munidas de sua própria unidade de processamento, outras câmeras entram em ação na hora dos engates automáticos, bem como ao identificar pedestres durante a operação de troca do implemento. A ZF oferece a seus clientes do segmento fora de estrada graus incomparáveis de segurança e conforto, reduzindo, por meio desses sistemas, o risco de acidentes em locais com pouco espaço para manobras.

Sistemas mecatrônicos no chassis e no driveline

O driveline conta com a transmissão ZF Terramatic equipada com o módulo gerador ZF Terra+. O sistema chega a gerar uma potência elétrica contínua de 60 kW, utilizada como fonte de energia para os equipamentos. Nessa aplicação, a energia elétrica é totalmente disponibilizada para a carreta, já que ela abriga outra importante inovação: um redutor elétrico de roda com motor trifásico assíncrono, desenvolvido especialmente para utilização em máquinas de construção e agrícolas.

A interação entre a função de tração 4×4 do trator e o suporte elétrico do acionamento independente em cada roda da carreta se complementam, formando um sistema perfeito de gerenciamento da tração: o protótipo completo pode dar conta de terrenos desafiadores que os veículos convencionais com reboque não conseguem superar. Trajetos que oferecem pouca firmeza devido ao solo úmido ou descompactado não são nenhum problema para ele. Auxiliado pela energia elétrica da carreta, o trator segue em frente mesmo em aclives de até 30%.

O conceito da ZF também possibilita diminuir as cilindradas: como a carreta fornece energia adicional, o trator ou seu motor pode ter tamanho menor – o que se revela ideal para usuários que só decidem adquirir um veículo mais potente porque, eventualmente, precisam puxar um implemento carregado em situação extrema. Dessa forma, o conjunto pode transportar uma carga mais elevada com um trator de menor cilindrada.

Dois motores elétricos trifásicos refrigerados a água e acoplados aos redutores movem a carreta. Uma vez que são integrados, ocupam menos espaço. Como opcional, o sistema pode ser equipado com um freio montado diretamente nas rodas. A tensão nominal é de 400 volts. Com o conceito de acionamento feito sob medida, o impacto sobre o solo é muito menor, de modo que os implementos do futuro poderão trabalhar de forma autônoma.

“Seguindo o conceito de inovações da ZF, com o Innovation Tractor conseguimos integrar em um veículo de teste todas as novas funções que, a nosso ver, são absolutamente úteis para o setor agrícola e revolucionárias para futuras aplicações”, relata Harald Naunheimer. “O foco do projeto foi demonstrar o que a tecnologia de hoje já possibilita realizar”, completa.

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