Máquinas e Inovações Agrícolas

Números da safra de milho para o mês de março

A INTL FCStone estima uma produção de 71,24 milhões de toneladas de milho no ciclo 2013/14, volume um pouco mais baixo que o estimado em março. Para a primeira safra, houve uma pequena revisão na área plantada, que recuou para 6,23 milhões de hectares, levando a uma produção de 30,84 milhões de toneladas, mantida a produtividade em 4,95 toneladas por hectare.

No caso da segunda safra, ressalta-se que a produtividade média para o Brasil foi levemente aumentada para 4,8 toneladas por hectare (frente a 4,78 toneladas por hectare da estimativa anterior). No Paraná, que é o segundo maior produtor de milho “safrinha” do País, o plantio já foi finalizado e não se observou uma redução de tecnologia como em outra regiões. Com isso, a produção no estado pode chegar perto de 10 milhões de toneladas, a despeito da área menor.

No entanto, mesmo com essa elevação da produtividade da safra de inverno, a produção média do Brasil sofreu um leve recuo, devido a uma queda na área, a qual pôde ser mais bem apurada com o avanço/conclusão do plantio. Em alguns estados, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, houve queda na área plantada, após os problemas enfrentados no plantio pelo excesso de chuvas.

Em relação ao balanço de oferta e demanda da safra 2013/14, a despeito da leve queda na produção, houve um aumento dos estoques finais, que alcançaram 6,73 milhões de toneladas. Esse maior volume de estoques finais foi condicionado pela última revisão da Conab, que elevou os estoques de passagem da safra passada, impactando os estoques iniciais do ciclo atual. Com isso, a relação estoque/uso ficou em 9,1%. Para as exportações, continuou-se estimando um volume de e 20 milhões de toneladas, ainda acima do projetado pela Conab (19,5 milhões de toneladas).

 

Compartilhar