Máquinas e Inovações Agrícolas

O futuro do agronegócio

Nesta semana, agroempresários do Brasil se reuniram para debater o futuro do setor na Bayer Convenção do Agronegócio, que aconteceu em Washington D.C. (EUA). Ao todo, foram cerca de 70 grandes produtores, que juntos somam 7,8 milhões de hectares cultivados (o que representa cerca de 13% da área de agricultura do Brasil) e 35% da produção agrícola nacional, entre proprietários, presidentes e diretores das maiores empresas agrícolas brasileiras.

Em sua quinta edição, a Bayer Convenção do Agronegócio teve a proposta de integrar importantes atores da cadeia produtiva de alimentos, fibras e combustíveis, incentivar da produtividade rural e disseminar conhecimento e troca de informações.

David Bell, professor e Chefe do Departamento de Agricultura na Harvard Business School, foi um dos palestrantes da Convenção e falou sobre a construção de uma rede para o futuro do agronegócio

Neste ano, o tema principal do evento foi o desafio do agronegócio nacional no atual cenário econômico do País, com foco especial para a importância da integração do setor em uma rede de informações a fim de ampliar e fortalecer seu desenvolvimento. Rafael Villarroel, diretor de Operações de Negócios Brasil da Bayer CropScience, lembra que o agronegócio é o motor da economia brasileira, representando um terço do PIB nacional. O setor apresentou um dos resultados mais expressivos do PIB no primeiro trimestre do ano, com forte crescimento de 4,7% no período.

Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil indicam que o agronegócio é responsável por quase 30% dos empregos diretos gerados no Brasil e tem impacto direto em 97% dos setores econômicos. “Apesar de ser fundamental para o País, esta cadeia produtiva de alimentos, fibras e energia ainda é muito criticada, por isso a integração se faz necessária. O desenvolvimento não é somente na área tecnológica, mas na melhor forma de gestão de recursos e de pessoas, de comercialização das safras, de aumento do IDH nas áreas predominantemente rurais, entre outros. Neste cenário, se torna cada vez mais importante o papel de profissionais especializados e tecnologias que serão aliadas no mercado”, destaca Villarroel.

As palestras programadas para a Bayer Convenção do Agronegócio 2015 visam debater assuntos como a imagem das empresas brasileiras no exterior, a sociedade atual conectada em rede e pontos fortes e dificuldades para o desenvolvimento do setor.

Compartilhar