No podcast RádioMIA desta semana, uma breve análise sobre as condições climáticas atuais provocadas pelos efeitos do La Niña e os impactos nas lavouras brasileiras
Os efeitos do La Niña provocam falta ou o excesso de chuva em muitas regiões do Brasil e impactam diretamente na produção agrícola. Um exemplo é o caso da soja na safra atual, que teve ter uma produção 0,8% menor do que o previsto anteriormente.
8 dicas para escolher o trator ideal para a sua propriedade
Um dos principais motivos dessa alteração é a seca no Rio Grande do Sul, que já dizimou lavouras inteiras no norte do estado. Mesmo com a previsão de melhora em alguns cenários, o clima deverá impactar nos resultados da Safra 2022/23.
Os efeitos do La Niña
Especialistas acreditam que as chuvas que estão previstas para o RS devem chegar tarde demais para recuperar as lavouras. E as que estão vindo em excesso no Centro-Norte, já causam perdas e doenças. Além disso, a chuva, vento e o forte calor prejudicam as atividades nas fazendas, incluindo aí a aplicação de defensivos agrícolas.
Para entender melhor este cenário, e como o clima impacta diretamente na produtividade e na qualidade das culturas, conversamos com o Paulo Vilela, da Perfect Flight, uma plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização.