Chega ao mercado nesta sexta-feira, dia 19, o livro “Bioenergy from Sugarcane”. A publicação, apoiada pela Ourofino Agrociência, conta com uma seleção de alguns dos principais textos sobre bioenergia a partir da cana-de-açúcar, publicados por especialistas e organizados pelos autores Marcos Fava Neves e Rafael Bordonal Kalaki.
Formados em engenharia agronômica, os autores possuem os títulos de mestre e doutores e somam cerca de 25 anos de experiência de mercado. Fava é ainda um dos conselheiros da indústria de defensivos agrícolas. A obra será disponibilizada gratuitamente pela internet para interessados do mundo inteiro. Por isso, o material foi escrito em inglês, um dos idiomas mais difundidos do globo.
São quase 300 páginas com análises de mercado, gráficos de produção de etanol no mundo, métodos para realizar planejamentos estratégicos para o aumento da produção e expectativas para o futuro do segmento, um dos mais relevantes do Brasil. Apresenta também vários outros dados que podem contribuir para uma maior sustentabilidade e para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, assim como destaca casos importantes de empresas e organizações, como a Copersucar e a Socicana.
Para Norival Bonamichi, presidente da Ourofino Agrociência, a obra possibilitará a ampliação do conhecimento mundial sobre o trabalho realizado pelo setor sucroenergético brasileiro, que, amparado pela cadeia produtiva do agro, investe cada vez mais em tecnologia e aumento de produtividade. Segundo ele, é mais uma forma de cumprir com o propósito da companhia em contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio.
“A publicação nos dá a oportunidade de entender, por meio de dados e fatos trabalhados mundialmente, a importância da cana-de-açúcar para o planeta. Esse cultivo, que é um dos pilares do agronegócio brasileiro, se destaca por sua variedade produtiva, além de ser fundamental para a previsibilidade e sustentabilidade ambiental, econômica e social”, pontua.
O autor e especialista Rafael Kalaki explica que, junto com Marcos Fava Neves, trabalhou para reunir um time de grandes autores, que vão desde professores, pesquisadores até consultores e profissionais de mercado: “esperamos também levar, mais uma vez, o nome do setor e do Brasil para todo o mundo”.
Fava Neves conta que o livro é uma ideia antiga e que ele espera que seja capaz de fortalecer o setor e ser uma porta de entrada para aspectos importantes da bioenergia. “O apoio da Ourofino foi absolutamente fundamental para que eu e o Rafael Kalaki pudéssemos ter essa obra concluída, e hoje o mundo pode conhecer mais sobre a cana e sua sustentabilidade na produção de energias renováveis”, explica.
O livro “Bioenergy from Sugarcane” conta com layout, revisão de texto e planejamento da equipe de comunicação da indústria. Estará disponível para download nos sites da Ourofino Agrociência (no endereço ourofinoagro.com.br), Socicana e DoutorAgro, e também nos principais sites de instituições e organizações de cana-de-açúcar, como a Unica, Udop e Orplana, entre outras.
Autores
Marcos Fava Neves é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Possui mestrado, doutorado e livre-docência em estratégias empresariais. É professor em tempo parcial das faculdades de administração da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto e Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Também é conselheiro da Ourofino Agrociência.
Rafael Bordonal Kalaki é graduado em engenharia agronômica pela Universidade Paulista (Unesp), mestre e doutor em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador pela Markestrat – Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia – e CEO da Socicana.
Fonte: Ourofino Agrociência