Máquinas e Inovações Agrícolas

Parceria entre empresas leva tecnologia para produtores de algodão

Produtores de algodão terão o auxílio de uma ferramenta que tem mais de 32 milhões de hectares rastreados

A Perfect Flight, agtech brasileira que oferece serviços de monitoramento de aplicações aéreas, e a Girassol Agrícola, produtora e comercializadora de sementes, soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, realizaram uma parceria para oferecer tecnologia de gestão e monitoramento a produtores de algodão.

Leonardo Luvezuti, diretor de negócios da Perfect Flight, explica que essa será uma oportunidade muito importante para agregar ainda mais valor ao serviço da Girassol Agrícola. “Nós sabemos o quanto aplicações mais precisas de defensivos agrícolas beneficiam não somente o bolso do produtor, mas o meio ambiente também. Então oferecer esta tecnologia para os agricultores é uma honra para nós porque sabemos que ela gera uma cadeia de benefícios”, argumenta.

“Há quatro ou cinco safras, a Perfect Flight vem entregando muito valor para nós. Hoje não nos vemos sem a tecnologia de monitoramento. Então, esse foi o fator decisivo para querermos agregar para a nossa rede de clientes em todo o Brasil esse valor que a Perfect Flight já oferece para nós”, acrescenta Rodrigo Campos, Gerente de Marketing da Girassol Agrícola.

Copom mantém taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano

A parceria entre as companhias começou em uma versão piloto no mês de abril de 2023. Para integrar a nova proposta foram escolhidos clientes da Girassol Agrícola que já investem em tecnologias e agora terão a possibilidade de contar com o software de gestão e rastreabilidade de pulverizações aéreas da Perfect Flight.

Rodrigo afirma que neste primeiro momento as soluções são voltadas para produtores rurais que atuam no setor de algodão. “Além das tecnologias exclusivas que nós já oferecemos, tanto em termos de material quanto de parcerias que temos com marcas como Syngenta, FMC, Bayer, TMG e Corteva, estamos fazendo este pacote de serviços diferenciados e agregando valor ao produtor”, diz.

O principal objetivo da iniciativa é levar este diferencial para o mercado de sementes, que já adquire o pacote da Girassol Agrícola. Atualmente, a marca tem em torno de 50% de market share de sementes, olhando para o setor de multiplicadores.

“O nosso objetivo hoje, neste primeiro ano, é atingirmos pelo menos 20% do nosso negócio de semente de algodão com o serviço embarcado da Perfect Flight”, afirma Rodrigo.

Luvezuti, pontua que os cotonicultores terão o auxílio de uma ferramenta que tem mais de 32 milhões de hectares rastreados e que já está operando em mais de 100 dos principais municípios agrícolas do Brasil e da América Latina.

“Em um cenário tão competitivo em que o agronegócio brasileiro alcançou, utilizar de plataformas como a da Perfect Flight acaba se traduzindo em uma importante vantagem competitiva”, defende Leonardo.

Solidificando essa parceria, a Agtech participará do II G.A. Tec Algodão, que será realizado pela Girassol Agrícola em Mato Grosso, no dia 24 de junho, na Fazenda Girassol, próximo a Rondonópolis. O evento será voltado para os produtores brasileiros e mostrará as maiores inovações para a cotonicultura.

Benefícios da tecnologia

Os produtores atendidos pela Girassol Agrícola poderão se beneficiar da tecnologia da Perfect Flight que oferece uma plataforma de gestão e rastreabilidade que mapeia as áreas agrícolas. O sistema foi construído em cloud e, por isso, permite o acesso através de dispositivos como computadores, smartphones e tablets.

A plataforma permite otimizar a pulverização, aumentando a assertividade na aplicação aérea e consequentemente ajudando na preservação ambiental, reduzindo o uso dos defensivos agrícolas e água.

“Ferramentas como a da Perfect Flight ainda promovem a diminuição do tempo de voo de aeronaves e dos drones que pulverizam as lavouras, e consequentemente do uso de combustível e da emissão de poluentes”, acrescenta Leonardo Luvezuti.

O Gerente de marketing da Girassol Agrícola comenta que a parceria gerará um fator decisivo para auxiliar o produtor que trabalha com a cultura do algodão. Ele lembra que a safra 2022/2023 está com pressões de preço e que todos estão atentos a questões como a seca no sudeste asiático, redução de área plantada de algodão nos Estados Unidos e o possível aumento de preço causada pelo consumo na China pós-covid. O especialista sustenta que é preciso ser confiante, já que o agronegócio brasileiro tem mostrado safra após safra que consegue se superar mesmo em contextos desafiadores.

 

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Compartilhar