Parceria entre empresas vai promover agricultura regenerativa no Cerrado

Projeto da AGCO Agriculture Foundation e The Nature Conservancy Brasil apoiará mais de 30 fazendas, que somam 15.000 hectares de pastagens degradadas

Parceria entre empresas vai promover agricultura regenerativa no Cerrado

A AGCO Agriculture Foundation anunciou uma nova parceria com o Instituto de Conservação Ambiental, The Nature Conservancy (TNC) Brasil. Por meio de um aporte de 300 mil dólares ao longo dos próximos 24 meses, a Fundação apoiará programas da TNC Brasil que visam ajudar agricultores a adotar práticas de agricultura regenerativa.

A TNC Brasil é uma das duas organizações sem fins lucrativos cujas propostas de subsídios foram selecionadas no Edital de Chamadas para Propostas de Subsídios (CAG) de 2023. A iniciativa ajudará agricultores a aumentar a produtividade, recriar ambientes saudáveis e conservar sistemas naturais que produzem água limpa e absorvem emissões de carbono.

PIB da agropecuária recua 0,9% no terceiro trimestre de 2024

“Enquanto a Fundação continua seu compromisso em apoiar programas e iniciativas que contribuem para alimentar o mundo de forma sustentável, vemos uma grande oportunidade de fortalecer o conhecimento dos agricultores e suas capacidades de implementar práticas agrícolas sustentáveis”, disse Roger Batkin, Presidente do Conselho da Fundação.

“Por meio da nossa parceria com a TNC Brasil, trabalharemos com agricultores e suas comunidades para melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade, conservar a natureza e ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.”

Com o apoio financeiro da Fundação, a TNC Brasil se concentrará em duas áreas principais:

  • Promover treinamentos em agricultura sustentável em um local de demonstração na região de Nova Xavantina, operado pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Estabelecer um programa de assistência técnica com parceiros locais para treinar e envolver graduados agrícolas, como agrônomos.

Nos próximos dois anos, o projeto apoiará mais de 30 fazendas, que somam 15.000 hectares de pastagens degradadas, capacitando pelo menos 50 técnicos agrícolas de campo e 15 estudantes de pós-graduação.

“Restaurar pastagens degradadas no Cerrado é uma das principais oportunidades que temos para avançar em nossos resultados de conservação, pois isso ajuda a melhorar os meios de subsistência, restaurar solos, melhorar os sistemas hídricos nos campos agrícolas e promover a saúde do solo”, afirmou Julia Mangueira, Diretora no Cerrado da TNC Brasil.

A TNC Brasil pretende expandir o programa de assistência técnica para alcançar até 5.000 agricultores no Brasil nos próximos cinco anos.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Leia mais

Bucher

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Máquinas e Inovações Agrícolas (MIA)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.