O resultado da agropecuária impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB) geral do País para um crescimento de 1,9% no trimestre
No primeiro trimestre de 2023, o PIB da agropecuária cresceu 21,6% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Em relação ao mesmo período de 2022, houve um incremento de 18,8%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Receita líquida do setor de máquinas registra queda de 10,5% em abril
O resultado da agropecuária, que tem peso de aproximadamente 8% da economia do país, puxou o PIB nacional, que cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. Frente ao mesmo trimestre de 2022, o PIB do País cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB subiu 3,3% ante os quatro trimestres imediatamente anteriores.
PIB da agropecuária
O resultado da agropecuária, segundo o IBGE, pode ser explicado pelo bom desempenho de produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre e pela produtividade.
Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja, principal cultivo, apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%, frente ao 1º trimestre de 2022.
Conheça as variações da medida da bitola do trator agrícola
Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas com safra relevante nesse trimestre também apontaram crescimento na produção anual e ganho de produtividade, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).
“Problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária ano passado e esse ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção. A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da agropecuária”, analisa a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram!