Clarisse Sousa – O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou uma queda de 2,3% no segundo trimestre de 2024, em comparação com o trimestre anterior, conforme dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao 2º trimestre de 2023, o PIB da agropecuária caiu 2,9%.
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, as condições climáticas adversas resultaram em uma redução na produção prevista para as culturas de soja e milho.
Fabricantes equilibram leis e demandas do mercado na produção de motores
Embora a pecuária e outras culturas importantes, como café e algodão, tenham apresentado bom desempenho, a agropecuária recuou tanto nas comparações com ajuste sazonal quanto nas sem ajuste, acumulando uma variação nula (0,0%) nos últimos 12 meses.
PIB nacional
No segundo trimestre de 2024, o PIB do país cresceu 1,4% frente ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. As altas nos Serviços (1,0%) e na Indústria (1,8%) contribuíram para essa taxa positiva, ainda que a agropecuária tenha recuado 2,3%.
Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, observa que “com o fim do protagonismo da agropecuária, a Indústria se destacou nesse trimestre, em especial na Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e na Construção”.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!