Plantio da safra de soja 2025/26 avança sem dificuldades no oeste baiano

Expectativa é de que a região tenha uma produtividade de mais de 4 mil kg por hectare

safra de soja - Plantio da safra de soja 2025/26 avança sem dificuldades no oeste baiano

Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o plantio da safra de soja 2025/26 no oeste do estado atingiu 17,4% da área total estimada, de 385 mil hectares.

O ritmo está à frente do registrado no mesmo período do ano passado (7,6%), impulsionado pela ampliação da janela de cultivo autorizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

De acordo com a Portaria nº 047, de 6 de junho de 2025, a semeadura foi antecipada, com a liberação de 150 mil hectares, um aumento de 35% em relação ao último ciclo. A Aiba destacou que os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério concentram a maior parte das áreas plantadas.

Nesta safra, a área total de soja na região deve crescer 3,9%, chegando a 2,218 milhões de hectares, com produtividade média de 68 sacas por hectare – o equivalente a 4,08 mil kg/ha – e produção estimada em 9,049 milhões de toneladas.

Fonte: Datagro

Leia mais

Mahindra
EIMA

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade