População ocupada no agro bate recorde no primeiro trimestre de 2025

Total de trabalhadores no setor foi de 28,5 milhões de pessoas, segundo CNA e Cepea

População ocupada no agro bate recorde no primeiro trimestre de 2025

A população ocupada no agronegócio brasileiro somou 28,5 milhões de pessoas no 1º trimestre de 2025, o que representa um recorde desde o início da série histórica em 2012. É o que aponta o boletim Mercado de Trabalho no Agronegócio, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo a publicação, o setor teve participação de 26,2% no total de ocupações no País nos primeiros três meses deste ano. Em relação ao mesmo período de 2024, a população cresceu 0,6% (171,1 mil pessoas). Este aumento, de acordo com o boletim, reflete o crescimento da mão de obra nos segmentos de insumos (10,2%), agroindústria (4,8%) e agrosserviços (2,4%).

Na comparação com o 4º trimestre de 2024, a quantidade de pessoas ocupadas no agronegócio cresceu 1,1%, apontam CNA e Cepea, o equivalente a 312,5 mil trabalhadores a mais no setor, especialmente no setor de agrosserviços.

Os rendimentos monetários dos empregados do agronegócio também tiveram alta, segundo o boletim. Na comparação com o 4° trimestre do ano passado, os trabalhadores ganharam 0,4% a mais. Já em relação ao 1º trimestre de 2024, os rendimentos subiram 2,2%.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Leia mais

Mahindra
EIMA

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade