Máquinas e Inovações Agrícolas

Presidente da CNA defende uso de novas tecnologias na agropecuária

Apesar da tecnologia de ponta utilizada no setor agropecuário, que fez do país um dos principais produtores mundiais de alimentos, o produtor rural ainda enfrenta alguns gargalos de comunicação, como o acesso à internet. Para superar esta barreira e aplicar novas ferramentas tecnológicas à produção, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) sinalizaram uma parceria para propor políticas públicas com esta finalidade.

O tema foi discutido, em Brasília, pelos presidentes das duas instituições, João Martins e Sérgio Paulo Gallindo, em recente encontro na sede da CNA. Martins destacou a rapidez na modernização da produção, a partir de métodos como agricultura e pecuária de precisão.  “Temos uma agropecuária altamente sofisticada e competitiva. E o setor precisa de uma constante evolução com novas tecnologias. Mas precisamos aprimorar nossa comunicação para estar na vanguarda deste processo”, ressaltou o presidente da CNA.

Um dos desafios para o setor agropecuário é a conectividade, principalmente para o pequeno e o médio produtor, pois nem todos conseguiram avançar o suficiente para usufruir de tecnologias que possibilitem, por exemplo, o monitoramento em tempo real do plantio, da aplicação de insumos e fertilizantes e da identificação do tipo de solo, entre outros pontos, a partir do uso da internet com custos mais baixos. A partir de agora, as duas instituições devem promover reuniões técnicas para discutir as propostas mais adequadas para o setor agropecuário com o intuito de levá-las ao governo federal. (CNA)

Compartilhar