Previsão do tempo indica chuvas abaixo da média histórica até julho

Previsão do tempo indica chuvas abaixo da média histórica até julhoBoletim com previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia aponta chuvas abaixo da média e temperaturas acima do normal no Brasil

Previsão do tempo indica chuvas abaixo da média e temperaturas acima do normal em diversas regiões do Brasil. É o que aponta o Boletim Agroclimatológico do Instituto Nacional de Meteorologia, do Ministério da Agricultura (Mapa).

Segundo a previsão, a região Norte enfrentará predominância de chuvas abaixo da média, exceto em Roraima, já em consequência dos possíveis impactos do início do El Niño nos próximos meses. A temperatura média do ar será acima da climatologia na maior parte da região.

A partir do mês de junho, a redução das chuvas em áreas do centro-sul da região Norte continuará impactando negativamente os níveis de água no solo, principalmente em Tocantins, Rondônia e sul do Pará.

Cafés do Brasil: produtividade média atinge 28,9 sacas/ha em 2023

Já em áreas do extremo norte da região, como em Roraima, a previsão de chuvas acima da média será responsável pela recuperação da umidade do solo.

Previsão do tempo para a região Nordeste

No Nordeste, as chuvas serão abaixo da média no centro-norte, mas principalmente na faixa norte e litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Possivelmente associado aos impactos que o El Niño pode causar para a região. Já no centro-sul da região, as chuvas devem ser ligeiramente acima da média.

É prevista uma redução do armazenamento de água no solo em junho e julho no semiárido nordestino. Entretanto, vale ressaltar que normalmente estes são os meses mais secos desta região. Já no litoral norte e na costa leste da região, a previsão indica manutenção da umidade do solo com valores superiores a 70%.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, a precipitação será próxima ou ligeiramente abaixo da média histórica, concordando com o período seco da região, com temperaturas acima do normal.

Receita líquida do setor de máquinas registra queda de 10,5% em abril

Em grande parte da região, com exceção de áreas do sul de Mato Grosso do Sul, a previsão indica redução do armazenamento hídrico, chegando a valores menores que 40% em julho, devido à diminuição das chuvas. Essa condição poderá afetar as culturas agrícolas de segunda safra e de inverno que estiverem em estádios fenológicos sensíveis ou sob deficiência hídrica.

Sudeste

No Sudeste, há previsão de chuvas abaixo da média no centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto a temperatura do ar será acima do normal na região.

A redução das chuvas que é normalmente observada e está prevista no Sudeste, poderá afetar negativamente os níveis de água no solo, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais, noroeste de São Paulo, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, causando impactos às culturas de segunda safra e de inverno que se encontrem em fases fenológicas mais sensíveis ou sob déficit hídrico. Já em áreas do sul de São Paulo, a previsão indica manutenção dos níveis de água no solo, com valores maiores que 70% nos três meses.

Sul

No Sul, são esperadas chuvas ligeiramente abaixo da média, com temperaturas acima do normal. A previsão indica que os níveis de água no solo podem se manter elevados em algumas regiões, apesar das chuvas abaixo da média em alguns casos.

Destaca-se ainda, a redução do risco de geadas mais amplas, como as observadas no ano passado sob a atuação da La Niña. Entretanto, com a possibilidade do El Niño nos próximos meses, as geadas poderão ser mais pontuais e de menor severidade.

A previsão dos níveis de água no solo para os próximos meses indica que ainda poderão continuar elevados, mesmo com a tendência de chuvas ligeiramente abaixo da média para o Paraná e Santa Catarina, devido às chuvas regulares ocorridas nos últimos meses, beneficiando as áreas produtoras da região.

 

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram!

Deixe um comentário

Leia mais

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI