Produção brasileira de grãos deve cair 6,4% na safra 2023/2024

Mesmo com a redução, a safra ainda se posiciona como a segunda maior já colhida no país

Conab aponta queda de 6,4% na produção brasileira de grãos

Clarisse Sousa – A produção brasileira de grãos deverá registrar uma queda de 6,4% na safra 2023/2024, totalizando 299,27 milhões de toneladas. Esse decréscimo representa 20,54 milhões de toneladas a menos em relação ao ciclo anterior, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mesmo com a redução, a safra ainda se posiciona como a segunda maior já colhida no país. 

A pesquisa de campo realizada pela Conab no final de junho aponta uma variação positiva de 0,6%, ou 1,72 milhão de toneladas, em relação ao mês anterior. Esse aumento é resultado do avanço na colheita das principais culturas, especialmente milho segunda safra, gergelim e arroz. No entanto, houve redução na produção de milho primeira safra, feijão, trigo, algodão e soja.

A queda em relação ao ciclo passado deve-se principalmente à intensidade do fenômeno El Niño. Este fenômeno teve uma influência negativa no clima desde o início do plantio, afetando até as fases de reprodução das lavouras de primeira safra plantadas até o final de outubro nas principais regiões produtoras do país.

Soja

Com relação à soja, a estimativa de produção é de 147,34 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% ou 7,27 milhões de toneladas sobre a safra anterior, com a colheita finalizada. Nesse resultado, destacam-se os estados de Mato Grosso, maior produtor de soja do país, com 39,34 milhões de toneladas, e Bahia, com a maior produtividade, com 3.780 kg/ha.

Milho

Já o milho tem produção estimada em 115,86 milhões de toneladas, incluindo as três safras. O volume é 12,2% ou 16,03 milhões de toneladas abaixo da safra 2022/23. O levantamento  mostra, no entanto, que as condições climáticas vêm favorecendo, com a maioria das lavouras em estágio de desenvolvimento vegetativo e fase reprodutiva.

Área cultivada

A área cultivada no país aumentou 1,5%, o que representa 1,21 milhão de hectares a mais em comparação à safra passada. O maior crescimento foi na soja, com 1,94 milhão de hectares, seguido por gergelim, algodão, sorgo, feijão e arroz. Em contrapartida, o milho total teve uma redução de 1,41 milhão de hectares, assim como o trigo e outras culturas de inverno.

As culturas de inverno, que incluem trigo, aveia, canola, centeio, cevada e triticale, estão com o plantio em andamento. Especificamente para o trigo, as estimativas preliminares da Companhia indicam uma produção de 8,96 milhões de toneladas, em uma área de 3,07 milhões de hectares.

Mercado

No mercado agrícola, destaca-se a estabilidade nas cotações do arroz no Rio Grande do Sul, com preços rentáveis para os produtores não afetados pelas enchentes. A projeção de um mercado ajustado entre oferta e demanda sugere preços remuneradores ao longo de 2024. Com esse cenário, espera-se uma expansão significativa da área de cultivo de arroz em todo o país.

No mercado de milho, a valorização do Dólar em relação ao Real tem levado a um aumento nos preços internos no Brasil, apesar da queda das cotações nos EUA após o USDA anunciar uma área plantada de milho maior do que a prevista.

Número de trabalhadores no agro cresce 3% e atinge novo recorde

Em relação à soja, as cotações nacionais e internacionais estão fortemente correlacionadas devido ao grande volume da safra brasileira destinado à exportação. Com um mercado menos rentável para os produtores norte-americanos, a área plantada de soja nos EUA ficou abaixo das previsões iniciais do USDA, mas a nova safra ainda deve ser 3% maior que a anterior. Isso sugere que os preços da soja no Brasil terão dificuldade de valorização em 2024, devido à boa oferta no mercado internacional.

Para o feijão, a previsão da temporada 2023/24 é de um volume médio de cerca de 3,3 milhões de toneladas, 7,6% acima da safra anterior.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Leia mais

Bucher

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Máquinas e Inovações Agrícolas (MIA)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.