Máquinas e Inovações Agrícolas

Programa de redução do consumo de energia da Tuzzi busca engajamento entre os funcionários

O Programa de Redução de Consumo de Energia Elétrica da Tuzzi tem como base o combate ao desperdício de energia elétrica, a utilização inteligente da energia e suas fontes e, sobretudo, a ampliação da consciência de seus colaboradores sobre o tema. “Esta não é uma ação somente para um momento crítico ou transitório. A ideia principal vai mais a fundo e visa o engajamento dos funcionários na forma como lidam com a energia e suas fontes no seu no dia a dia e como melhorar essa relação”, pontuou Diego Alves de Freitas, supervisor de manutenção da Tuzzi e responsável pela condução do Programa.

A decisão de implantar um programa consistente de combate ao desperdício de energia elétrica e que tivesse impactos em longo prazo veio ao encontro do atual cenário do Brasil, que ainda enfrenta sérios problemas de escassez de chuvas, iminente racionamento de água e reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis críticos.  Para se ter uma ideia, dos 28 principais reservatórios brasileiros, 17 ainda estão com níveis de água inferiores a março de 2014, sendo que dez encontram-se na região Sudeste e em nove deles a água não ocupa nem 20% do volume das represas, segundo dados do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O Programa de Redução de Consumo de Energia Elétrica inclui também o aumento da eficiência energética industrial. “Com a escassez de chuvas e os baixos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país, a produção de energia já foi comprometida e isso afeta diretamente a produção industrial em todos os âmbitos do processo”, argumentou.

Para unir forças ao Programa, a Tuzzi buscou parceiros que pudessem colaborar com o projeto. A parceria com a CPFL Energia – Companhia Paulista de Força e Luz – foi fundamental para que os treinamentos técnicos ganhassem um caráter profissional. “A CPFL veio agregar conhecimento especializado sobre o assunto e auxiliar também na condução do Programa de Redução”, disse Freitas.

Sobre o envolvimento dos funcionários, Freitas conta que já estão recebendo treinamento e conhecendo a fundo sobre o atual cenário do sistema elétrico nacional. Também estão recebendo informações sobre as práticas mais eficientes para minimizar o consumo de energia dentro e fora da Tuzzi. As orientações incluem o desligamento de lâmpadas, máquinas e equipamentos em setores onde não encontram-se profissionais trabalhando por um certo período.

O papel da empresa de implantar um programa de redução do consumo de energia e incluir-se como agente transformador também tem sido fundamental para o sucesso da ação. “A Tuzzi tem investido na instalação de equipamentos com maior rendimento energético e na modernização tecnológica, o que irá contribuir diretamente para a redução do consumo de energia, retirando demanda em horário de pico e melhorando nosso sistema elétrico”, garantiu o supervisor.

A implantação do Programa de Redução do Consumo de Energia Elétrica da Tuzzi é uma ação em longo prazo e acontece de forma gradativa, de acordo com o responsável.  Contudo, a previsão é que, em um ano a empresa já consiga notar os impactos do programa e os colaboradores sejam os principais agentes desta mudança, segundo Freitas. “Uma cultura proativa entre os colaboradores será de extrema importância neste processo, desde hábitos simples como desligar as luzes ao sair das salas até na escolha ou dimensionamento correto dos equipamentos, tudo que fizermos de forma inteligente resultará em ganhos significativos para o programa”, finalizou.

Compartilhar