Projeto de inclusão deve levar agricultura de precisão a pequenas propriedades

A Embrapa Agricultura Digital e a Jacto assinaram parceria para validação de sensores para equipamentos portáteis

Projeto de inclusão digital vai levar agricultura de precisão a pequenas propriedades

A Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e a Jacto assinaram parceria para validação de sensores para equipamentos portáteis a serem utilizados nos Distritos Agrotecnológicos (DATs) do Centro Semear Digital. As ações voltadas à agricultura de precisão vão alcançar, inicialmente, pequenos e médios produtores de três dos dez municípios que integram o projeto Semear Digital, financiado pela Fapesp.

Caconde/SP, São Miguel Arcanjo/SP e Vacaria/RS são os Distritos Agrotecnológicos (DATs) do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (Semear Digital) contemplados pela iniciativa. Os agricultores participarão de ações de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia previstas no acordo de cooperação assinado durante a 29ª Hortitec realizada entre 19 e 21/06, em Holambra/SP.

O Semear Digital atua na busca de soluções adaptadas às diversas realidades rurais no País e, por meio de parcerias, identifica gargalos de conectividade e propõe soluções em comunicação, além de pesquisar, desenvolver e validar tecnologias habilitadoras para soluções digitais.

BNDES destina R$ 14,8 bilhões para pequenos produtores

Também está no foco do projeto a capacitação de produtores, técnicos agrícolas e consultores em tecnologias digitais por meio de associações de produtores, cooperativas, escritórios de extensão rural públicos ou privados. 

“Cada vez mais, quem tem informações precisas sobre o que está produzindo vai se diferenciar e agregar valor à produção. A iniciativa deve ajudar muito o segmento, com o qual já trabalhamos”, disse Carlos Daniel Haushahn, diretor presidente da linha de Equipamentos Portáteis da Jacto.

Na assinatura, o dirigente destacou a relevância em associar a empresa ao projeto de agricultura digital da Embrapa.

As cadeias produtivas do café e da fruticultura serão alcançadas pela iniciativa, que deverá abrir novas oportunidades em outras cadeias e regiões. A expectativa é de Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, que assinou o acordo pela instituição.

“A iniciativa inovadora junto ao segmento deve ajudar a suprir lacunas de mão-de-obra e acelerar o processo de automação na estimativa dos frutos, já adotado em propriedades de grande porte e para grãos”, ressaltou Oliveira.

O plano de ação referente à parceria será desenvolvido ao longo dos dois anos de vigência do acordo visando a validação e aperfeiçoamento dos sensores em equipamentos portáteis e inclui a articulação das equipes de pesquisa com pontos focais dos DATs.

Também estão previstas etapas de validação do sistema para a cultura da maçã, digitalização de dados na cafeicultura para fins de certificação e coleta de dados variados em fruticultura. A Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) também é parceira no acordo de cooperação técnica.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Leia mais

Bucher

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Máquinas e Inovações Agrícolas (MIA)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.