Máquinas e Inovações Agrícolas

Projeto de Treinamento

A AGCO, detentora das marcas Massey Ferguson e Valtra, apresentou, em março de 2012, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso do Sul (Senai/MS), uma Unidade Móvel de Treinamento. A intenção é levar para o campo capacitação aos operadores e mecânicos de máquinas.

A unidade integra o “Projeto Semear Conhecimento” que, desde junho de 2011, promove a formação de produtores. No princípio, o veículo percorreu as agroindústrias do Estado do Mato Grosso do Sul. Hoje, a iniciativa estende-se para outros Estados e conta com a participação de novas unidades regionais do Senai.

Ao firmar essa parceria inédita, em âmbito nacional, o Senai do Mato Grosso do Sul pretende, em conjunto com a AGCO, estabelecer um novo patamar em educação profissional no segmento agroindustrial”, diz Jesner Escandolhero, diretor regional do Senai no Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, a intenção é atender à demanda por formação com excelência, por meio de cursos de manutenção de máquinas agrícolas. “A unidade móvel está equipada de modo a permitir que os conhecimentos trabalhados com os alunos estejam em sintonia com a realidade tecnológica em uso. É a tecnologia em máquinas agrícolas da AGCO com a excelência em educação profissional do Senai”, afirma Escandolhero.

A carreta, equipada com motores AGCO SISU Power e componentes de mecânica, elétrica, hidráulica e transmissão de máquina, foi projetada especialmente para percorrer as agroindústrias, atuando como uma escola itinerante. Ela tem condições de receber todos os componentes necessários para a realização de cursos completos de tratores agrícolas, podendo também ser utilizada em módulos, de acordo com o tipo de treinamento necessário para cada cliente.

A equipe responsável pelos cursos é formada por três pessoas: um motorista, um instrutor e um coordenador. A solicitação da unidade móvel pode ser feita de duas maneiras: diretamente via Senai ou na secretaria da AGCO Academy, onde há um canal para atendimento ao cliente.

Iniciativas como o sistema “S”, Senai, Senac, Sesi e Sebrae não dão conta sozinhas de preparar profissionais de nível técnico. Qualificar funcionários foi a saída encontrada por 78% das grandes empresas, segundo dados do Senai.

 

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