Máquinas e Inovações Agrícolas

Publicação aborda gestão sustentável

A segunda edição da publicação “Gestão Sustentável na Agricultura” está sendo lançada nesta quarta-feira. Organizado pela área de Sustentabilidade da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o material é composto por oito exemplos de iniciativas sustentáveis no setor agro. Além da experiência compartilhada pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias,  que participa da publicação pelo segundo ano consecutivo, fazem parte os casos da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Fundação Espaço Eco, Banco do Brasil, Cooperativa Agropecuária e Industrial (COCARI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Trigo (Embrapa Trigo), Fibria e Korin Agropecuária.

O caso compartilhado pelo instituto, em 2014, relata o sucesso do programa de eliminação de BHC e outros agrotóxicos proibidos por lei, que tiveram seu uso proibido por lei na década de 80, desenvolvido no Paraná. A iniciativa do projeto foi do Governo do Paraná e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater), envolveu os municípios paranaenses e contou com a participação do inpEV, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e do Sistema FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Em 2013, a participação do inpEV abordou o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos).

Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, com apoio do instituto, elos do Sistema Campo Limpo  foram articulados para viabilizar a devolução de mais de 1.200 toneladas de BHC de diversas regiões do estado. “Todos os elos compartilharam responsabilidades e, quem ganhou, em última instância, foram o meio ambiente e a saúde pública”, ressalta.

O material terá edição bilíngue (Português – Inglês), com a intenção de que estas referências de práticas sustentáveis no agronegócio brasileiro sejam também internacionalmente conhecidas. Os exemplares serão distribuídos às embaixadas, organismos internacionais, cooperativas, sindicatos, institutos de ensino e pesquisa, além das Superintendências Federais de Agricultura nos estados.

Para Rando, é com satisfação que o inpEV compartilha mais uma de suas experiências na publicação do Mapa. O diretor-presidente ainda completa: “o material permitirá que diversos segmentos do setor agrícola se espelhem em casos bem-sucedidos, representando uma importante contribuição diante dos inúmeros desafios existentes para conciliar o desenvolvimento da agricultura à conservação ambiental”.

Compartilhar