Fazenda revisa PIB da agropecuária e aponta queda de 2,5% em 2024

Nova previsão do Ministério da Fazenda reflete as reduções nas estimativas das safras de soja, milho e trigo

Clarisse Sousa – O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária em 2024 foi revisado para baixo pelo Ministério da Fazenda. Segundo o Boletim Macrofiscal, da Secretaria de Política Econômica, divulgado nesta quinta-feira (18), a variação esperada para o PIB caiu de -1,4% para -2,5%.

A nova previsão leva em conta as estimativas de queda para as safras de soja, milho e trigo, além dos impactos das inundações recentes no Rio Grande do Sul, que também contribuíram para essa revisão negativa.

Para o segundo trimestre deste ano, a expectativa para o setor é de um recuo de 2,4%. A pecuária também deverá contribuir menos para o crescimento do setor no período. Em contrapartida, destacam-se as revisões para cima nas estimativas de safra para o café, uma cultura relevante para o desempenho da atividade no trimestre.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB da agropecuária deve recuar 3% no segundo trimestre. Um resultado semelhante ao registrado no primeiro. 

Impacto das enchentes

O Rio Grande do Sul, que representou 4,6% do abate nacional de bovinos, 10,6% do abate de frangos e 17,1% do abate de suínos em 2023, foi duramente atingido pelas chuvas, afetando tanto a pecuária quanto a agricultura. Diante disso, a Emater/RS estima perdas de cerca de 8,7% na safra de arroz, 11,4% na safra de soja, 6,8% na safra de milho e 22,9% na safra de feijão. Para culturas como trigo e fumo, as perdas foram pontuais em áreas recém-semeadas, que deverão ser replantadas.

Ministério da Agricultura declara emergência no RS por doença de Newcastle

De acordo com o Boletim, a produtividade e as intenções de plantio dessas e de outras culturas, como batata e tomate, tendem a ser prejudicadas, refletindo os danos causados ao solo e os prejuízos sofridos pelos produtores. A destruição de áreas de cultivo também deve impactar significativamente a produção de culturas perenes, como a uva.

Na pecuária, a produção de leite e ovos foi particularmente afetada devido aos problemas de escoamento e conservação causados pelas enchentes e interrupções no fornecimento de energia. Embora as perdas nos rebanhos de gado, suínos e aves sejam pequenas, a recuperação das áreas de pastagem e da infraestrutura produtiva será lenta.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Leia mais

Bucher

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Máquinas e Inovações Agrícolas (MIA)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.