Máquinas e Inovações Agrícolas

São Paulo ganhará unidade móvel de treinamento para qualificação de profissionais

De olho na produtividade, os trabalhadores rurais estão cada vez mais interessados em aproveitar bem as janelas de plantio ou colheita, produzindo mais e melhor em curtos períodos de tempo. Para isso, contam ainda mais com máquinas e equipamentos agrícolas de alta tecnologia, o que exige um processo constante de capacitação profissional, tornando o tema uma prioridade para a indústria do campo.

Visando diminuir o percurso entre o produtores e o conhecimento, a Agco – detentora de marcas como Massey Ferguson e Valtra – e o Serviço nacional de aprendizagem industrial de São Paulo (Senai-SP) lançam a Escola móvel de manutenção de tratores.

A oficina itinerante é montada dentro de uma carreta customizada para servir de sala de aula para a realização de palestras e cursos completos sobre a parte técnica e operacional das linhas de tratores Massey Ferguson e Valtra. A Escola móvel de manutenção de tratores é equipada com motores Agco Power e componentes de mecânica, elétrica, e hidráulica, sendo projetada especialmente para percorrer as agroindústrias, podendo também ser utilizada em módulos, de acordo com o tipo de treinamento necessário para cada cliente. Ela está dividida em dois ambientes, sendo uma sala de aula com capacidade para 15 alunos e um laboratório didático.

O aprimoramento contínuo dos profissionais que atuam no campo é um ponto estratégico para o agronegócio brasileiro avançar. A agricultura cresce e se moderniza muito rapidamente rumo à mecanização e o alto nível das tecnologias embarcadas atualmente nas máquinas e implementos requer dos profissionais cada vez mais preparo e conhecimento”, destaca André Carioba, vice-presidente e gerente geral da Agco.

Segundo Alexandre Landgraf, gerente da Agco Academy, a carreta foi concebida para oferecer as melhores condições de aprendizado aos alunos, com equipamentos e instrumentais extremamente modernos, chegando o mais perto possível da estrutura física de uma sala de aula. “A proposta é percorrer centenas de quilômetros com as equipes de técnicos e professores, visitando as principais agroindústrias presentes nos municípios do interior de São Paulo, para oferecer educação e treinamento sobre conteúdos diversos envolvendo a parte mecânica e operacional das linhas de tratores”, explica.

Uma das novidades que fará parte da oficina móvel refere-se à “bancada viva”, ferramenta que permitirá a realização de simulações sobre situações reais de diagnósticos em peças e componentes de motores. A proposta é permitir que as equipes que passarem pelas dinâmicas de treinamento se tornem capacitadas a identificar e solucionar problemas.

O principal objetivo da Escola móvel de manutenção de tratores é desenvolver capacidades técnicas e humanas inerentes à manutenção de tratores, por meio de uma metodologia versátil e moderna, fundamentada nas necessidades recentes do mercado de trabalho. “Os estudantes, dentro de um ambiente real e desafiador, terão a oportunidade de realizar atividades teóricas e práticas com acompanhamento de profissionais qualificados do Senai-SP e a utilização dos equipamentos do grupo industrial Agco“, declara Celso Taborda Kopp, gerente de assistência à empresa e à comunidade do Senai-SP.

Compartilhar