Sebrae-SP e Embrapa criam parceria para tecnologias digitais

Uma nova oportunidade de parceria que pode trazer benefícios principalmente para produtores rurais começa a ser elaborada e até o final do ano deverá ser lançada oficialmente entre a Embrapa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de São Paulo.

O projeto foi o principal assunto do encontro realizado entre as presidências das duas instituições, dia 5 de setembro, na sede da Empresa, em Brasília-DF. A intenção é desenvolver conjuntamente plataformas de inovação tecnológica voltadas à atividade agropecuária, com foco em produtos cujo potencial representem o fortalecimento econômico, a partir da agregação de valor, por meio do investimento tecnológico.

A expectativa é a de que até o final de outubro, a parceria já possa ser formalizada, para o desenvolvimento de um projeto piloto estruturado. Foram indicados como pontos focais para a elaboração da iniciativa a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Silvia Massruhá, e o gerente de Marketing da Secretaria de Inovação e Negócios, Rafael Vivian.

“As oportunidades para desenvolver essa parceria no Estado de São Paulo são muito grandes”, destacou o presidente substituto da Embrapa, Cleber Soares, referindo-se aos segmentos da agroindústria e do empreendedorismo. “Já temos parcerias promissoras com o Sebrae Nacional e, certamente, a convergência de esforços com o Sebrae-SP significa o fortalecimento de expertises em nossas áreas de atuação”.

Segundo ele, o primeiro passo será a identificação das cadeias produtivas com as quais as duas instituições vão trabalhar. Cacau, café, hortifrutis, amendoim, nozes, castanhas, abacate, leite orgânico e sem lactose foram algumas possibilidades apontadas pelo presidente. “A Embrapa tem se pautado muito na abertura de oportunidades de inovação aberta, que representam a disponibilização de ativos em desenvolvimento e a evolução de cada um deles para que interessados em investir e cooperar possam se manifestar”, comentou.

Para o presidente do Sebrae de São Paulo, Tirso Meirelles, é preciso mais atenção ao homem do campo e criar condições e incentivos para que permaneça na atividade agropecuária. “O Programa Balde Cheio, metodologia da Embrapa, aplicada pelo Sebrae, por meio da transferência de tecnologia para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares, é um exemplo de que é possível transformar vidas”, ressaltou.

Solo fértil para startups

De acordo com mapeamento realizado pela Embrapa em parceria com a SP Ventures, a consultoria Homo Ludens e apoio da StartAgro, da ACE e do Centro Universitário FEI, São Paulo é o estado que concentra maior número de startups voltadas ao setor agropecuário, totalizando mais de 400 das 1.125 distribuídas pelo País.

No contexto da parceria que será proposta entre Sebrae-SP e Embrapa, a chefe da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, comentou que é possível trabalhar a partir das tecnologias digitais já disponíveis na Empresa. Em abril deste ano, durante a feira TEcnoShow Comigo, na cidade goiana de Rio Verde, sistemas e aplicativos móveis foram apresentados e entre os destaques, a Roda da Reprodução, desenvolvida em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), que ajuda no gerenciamento de rebanhos leiteiros.

Também estiveram presentes à reunião em Brasília o diretor técnico e o assessor da presidência do Sebrae-SP, Ivan Hussni e Renato Fonseca, a gerente de Relações Institucionais e Governamentais (Grig), Cynthia Cury, e os analistas Fernando Amaral e Roberto Barbosa, do Setor de Estratégias e Parcerias da Gerência de Inovação.

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