Máquinas e Inovações Agrícolas

Seca pode ter provocado queda de 1,4% no PIB do agronegócio no terceiro trimestre

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a seca que atingiu a região de cerrado do País, afetando especialmente a segunda safra de milho do ano colhida no Mato Grosso, contribuiu para a retração de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária no terceiro trimestre. O PIB do País, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira, foi de -0,8%, em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2015, o PIB recuou 2,9% e o da Agropecuária 6%.

As taxas negativas da Agropecuária devem-se ao desempenho da produção e dos rendimentos de lavouras, isso porque as safras correspondem ao período considerado pelo IBGE, explica José Gasques, coordenador de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa. Algumas culturas tiveram retração nas estimativas de produção anual e perdas de produtividade, destacou.

O milho de segunda safra teve reduções acentuadas na produção (-30,8%) e na produtividade (-32,8%), o algodão teve perdas de -16,9%, na produção, e de -10,7%, na produtividade. O mesmo ocorre com produtos como o café, que tem peso expressivo na formação do PIB agropecuário.

Compartilhar