Máquinas e Inovações Agrícolas

Secretarias trabalham em conjunto para bom escoamento da safra

Ações estratégicas para viabilizar o escoamento da safra agrícola 2014/2015 foram apresentadas na quarta-feira (13), pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues e da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo. De acordo com a ministra da Agricultura, com a perspectiva de um novo recorde de safra, que pode chegar a mais de 202 milhões de toneladas de grãos – crescimento de 5%, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é necessário indicar aperfeiçoamentos.
O bom escoamento da safra brasileira depende dessas três pastas. Vamos trabalhar juntos, dando continuidade às ações que já estão sendo implantadas e trazendo ainda mais melhorias e modernidade para as rodovias, ferrovias e hidrovias”, disse.

© Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

A ministra ressaltou que, com o crescente aumento da produção de grãos, em especial da soja, que tem previsão para aumento de 11% na produção e é maior produto de exportação, é preciso enfrentar as dificuldades de escoamento, dando continuidade às ações adotadas para evitar congestionamentos de veículos nos acessos aos portos, além de modernizar os corredores multimodais.

Kátia destacou a região do Matopiba – fronteira agrícola que engloba os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – como uma das principais áreas de expansão do mundo na produção de grãos.
O crescimento nessa área foi exorbitante. Nos últimos anos, a região teve um incremento de 60% na produção, sem desmatamento, com transferência de áreas de pecuária para a agricultura. Por isso, é preciso investimentos em infraestrutura nos portos de Itaqui e Belém, que fazem parte do Arco Norte, para que a safra possa escoar sem transtornos”, afirmou.

Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria de Portos, em Brasília, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, destacou as melhorias que já têm sido realizadas para a utilização de corredores multimodais nos estados que compõe o Arco Norte – Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão e oeste da Bahia.
Estamos trabalhando na manutenção das rodovias já pavimentadas e na continuidade das obras de pavimentação da BR 163/PA e de duplicação da BR 163/364/MT. Para garantir a trafegabilidade nos trechos não pavimentados da BR 163/PA até Miritituba, estamos colocando cascalho em trechos de atoleiro e disponibilizando patrulhas de desencalhe para o socorro de veículos”, explicou. Outras medidas são a drenagem do Rio Madeira, finalizada em setembro de 2014, a ampliação da fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o incentivo ao uso modal ferroviário.

A Secretaria de Portos também apresentou as ações que têm sido tomadas para o melhor escoamento da safra de grãos brasileira, entre elas, o sistema de agendamento e sequenciamento de caminhões (Portolog), que já está sendo utilizado nos terminais graneleiros do Porto de Santos. Para o ministro Edinho Araújo, a medida trouxe mais tecnologia para o setor e vai ser ainda modernizada, com a utilização de um sistema digital a partir desse ano. “Esse ano, vamos contar com sistema automatizado e não mais manual. Vamos receber as informações de todos os caminhões que acessarem o porto em tempo real. É importante ressaltar que o agendamento já levou a uma diminuição das filas”, ressaltou Araújo.

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