Máquinas e Inovações Agrícolas

Setor agrícola continua impulsionando a indústria de máquinas

por Clarisse Sousa

O setor de máquinas agrícolas continua apresentando bons resultados e segue puxando a indústria para cima, segundo afirmou a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) hoje (31), durante coletiva de imprensa na sede da entidade. O novo Plano Safra, que será anunciado no próximo dia 5 de junho, com expectativa de queda na taxa de juros para investimento do Moderfrota, também foi mencionado como uma das razões para as boas perspectivas do agro.

De acordo com os indicadores apresentados pela Abimaq, em abril, as exportações de máquinas para a agricultura caíram 11,5%, na comparação com março. No entanto, no acumulado do ano, o setor cresceu 61%. Já as importações de máquinas para agricultura tiveram queda de 37,5% em abril com relação ao mês anterior, e crescimento 9,4% no acumulado do ano.

Na ocasião, o presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, destacou a importância do desempenho do agronegócio para a indústria de máquinas e equipamentos e para a economia brasileira. “Estamos vivendo uma crise desigual no Brasil. Ao mesmo tempo em que apresentamos uma situação diferenciada, em que setores de máquinas e bens de capital caem, o segmento do agronegócio e de máquinas agrícolas continua crescendo. Nós devemos ao agronegócio – que continua incrementando as suas fronteiras agrícolas, como a sua produção, que registra recordes (232 mi de toneladas de grãos)”, afirmou.

Segundo ele, a expectativa da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da Abimaq, é que o setor cresça 15% neste ano. “Estamos nos embasando, inclusive, no novo Plano Safra, que será anunciado no próximo dia 5 de junho. A tendência é que os juros para investimento do Moderfrota caiam”, disse. “Temos certeza de que o Brasil vai retardar a queda do crescimento em função do bom desempenho do agronegócio. O agricultor continua crescendo e investindo muito”, concluiu.

Compartilhar