Máquinas e Inovações Agrícolas

Setor de máquinas agrícolas deve crescer 15% em 2017, diz Abimaq

O setor de máquinas e equipamentos agrícolas deve ser o único da indústria de transformação a registrar crescimento neste ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Em coletiva de imprensa realizada hoje (22) na sede da Abimaq, na capital paulista, o presidente executivo da entidade, José Velloso Dias Cardoso, afirmou que “a expectativa é que o segmento cresça 15% em relação ao ano de 2016”. A previsão, segundo ele, é baseada especialmente no momento pelo qual passa o setor agrícola. “O ano agrícola é muito bom e tudo conspira a favor da agricultura”, disse.

As principais feiras do segmento, que servem como termômetro do agronegócio, devem seguir o crescimento. “A Show Rural Coopavel, que ocorre em Cascavel, no Paraná, obteve aumento de 15% no faturamento. A previsão para a Expo Direto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, também é de crescimento. A tendência para a Agrishow e a Bahia Farm Show também é positiva”, assinalou Velloso.

Desempenho em janeiro

Segundo dados divulgados pela Abimaq, as exportações de máquinas para agricultura cresceram 48,7% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já as importações subiram 36,7% em relação ao mesmo período de 2016.

Compartilhar