Companhias interessadas em acessar compradores internacionais receberão mentoria individual da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com diagnóstico personalizado
As empresas brasileiras do agronegócio interessadas em ampliar o contato com o mercado internacional podem se inscrever até o dia 15 de agosto para as missões virtuais que serão realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) ao longo deste ano.
A ação é uma parceria com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e vai colocar os participantes brasileiros em contato com compradores da Argentina, Uruguai, Emirados Árabes, Arábia Saudita, China, Índia, Estados Unidos, México, Reino Unido, Colômbia, Israel e outros países da América Central e Europa. A expectativa é de que 300 empresas brasileiras participem e ampliem seu potencial exportador.
“Este projeto tem como objetivo atender empresas de setores com grande potencial de exportações e que ainda não fazem parte das ações da Agência voltadas para o agronegócio. Ou seja, o objetivo é que novas empresas e setores se juntem ao esforço exportador, aproveitando oportunidades abertas em diversos mercados globais”, afirma Márcio Soares, gerente de Agronegócio da Apex-Brasil.
Os participantes terão acesso a seminários com especialistas e parceiros locais sobre temas essenciais para a atuação em cada região e poderão realizar visitas técnicas virtuais para conhecer os principais atores e tendências do seu segmento de atuação.
Cada empresa receberá mentoria individual com consultorias locais especializadas, diagnóstico personalizado e indicação de estratégias de exportação para o seu portfólio de produtos para o mercado-alvo.
A etapa final de cada uma das missões será a rodada de negócios, organizada a partir de serviço de matchmaking que identificará compradores adequados ao perfil da empresa em cada região.
Cada setor terá uma data específica para a realização das missões virtuais, conforme calendário abaixo:
- Argentina e Uruguai (agosto e setembro) – Banana, abacaxi, abacate e polpa de açaí; demais frutas frescas ou polpas;
- Emirados Árabes e Arábia Saudita (agosto e setembro) – Polpas de frutas congeladas e de açaí;
- Europa (setembro) – Ingredientes e temperos;
- Índia (outubro) – Alimentos e bebidas;
- Israel (outubro e novembro) – Sucos, chás, açaí e produtos derivados de açaí; superfoods;
- Estados Unidos (outubro e novembro) – Pet Food;
- Indonésia (outubro e novembro) – Superfoods e healthy foods; bebidas alcoólicas; sucos de frutas;
- Reino Unido (outubro e novembro) – Bebidas alcoólicas e não alcoólicas;
- Colômbia e América Central (outubro e novembro) – Superfoods e healthy foods;
- China (novembro e dezembro) – Alimentos e bebidas.