Máquinas e Inovações Agrícolas

Soluções integradas e tendências para o futuro da agricultura brasileira

A John Deere chegou à Expointer comemorando a marca de 100 mil tratores produzidos no Brasil e o bom momento vivido pela companhia. Durante o evento, além das tecnologias em máquinas que proporcionam produtividade e benefícios aos agricultores, a John Deere apresentou tendências para uma agricultura sustentável nos trópicos. Além disso, esta edição da feira, que aconteceu em Esteio (RS), contou com a presença do time de construção da John Deere, que estava no estande apresentando seus produtos para os visitantes.

Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Vendas e Marketing para América Latina, destaca o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com desenvolvimento da agricultura país. “O Brasil tem sol o ano inteiro e, por meio de técnicas como o iLPF (integração Lavoura-Pecuária-Floresta), podemos colocar em prática a ‘agricultura sem parar’, com produção o ano inteiro. Temos que acelerar a divulgação dessa tecnologia, que traz diversos benefícios agronômicos, econômicos, sociais e ambientais”.

O presidente da John Deere lembra que desde 1990 houve um incremento na produção de 186% e um aumento de apenas 36% nas áreas cultivadas. “Esses números não seriam possíveis sem inovação tecnológica”, assinala Herrmann.

Na Expointer 2013, a John Deere apresentarou um amplo portfólio para o pequeno, médio e grande produtor. Neste ano, os destaques foram os descontos em peças originais; os preços atrativos dos tratores da Série 5, que fazem parte do programa Mais Alimentos; e o pulverizador 4630, que agora é fabricado no País e pode ser financiado pelo PSI/Finame. “A John Deere oferece soluções integradas que garantem ao agricultor eficiência e produtividade do plantio à colheita”, afirma Herrmann.

A empresa levou ainda cinco modelos de colheitadeiras na feira. A colheitadeira 1175, de menor porte e com sistema de saca-palhas, conta com as versões para grãos e para arroz e com motor John Deere de 180cv. A máquina pode ser financiada pelo programa Mais Alimentos. Quatro modelos com tecnologia STS, de rotor, que reduz em até 20% a força requerida para mover o material, tiveram destaque: as colheitadeiras 9470, 9570, 9670 e 9770 STS. O sistema de rotor STS, uma tecnologia exclusiva da John Deere, minimiza os danos ao grão e garante um produto de maior qualidade.

Da Série 5, estavam expostos os tratores 5055E, 5065E, 5075E, 5085E e 5078E, que são ideais para pequenos produtores, com uma combinação perfeita de potência, tamanho e capacidade. Os tratores desta série têm alto rendimento, transmissão parcialmente sincronizada, alavancas de controle laterais e baixo custo de manutenção. Além disso podem ser financiados via PSI/Finame. Os cabinados 6130J, 6145J e o 6180J, tratores de médio porte, com motores de 110 e 180cv, também tiveram destaque na Expointer. Os tratores da série 6J possuem itens de fábrica e opcionais que permitem as mais diversas aplicações, como: plantio com plantadeiras mecânicas ou à vácuo, preparo de solo, pulverização, compactação de silagem, entre outras.

Para o plantio, a John Deere apresentou aos produtores tecnologias capazes de oferecer resultados adequados para as distintas condições de trabalho. Estiveram expostas no estande as plantadeiras 1107A e 1111A, da série 1100, que oferecem resistência, durabilidade e capacidade de plantio mesmo em condições adversas.

O gator TH 6X4, veículo versátil que faz o transporte de pequenas cargas dentro das fazendas, teve destaque no estande ao lado dos tratores de jardim D130, com motor de 22cv, e D170, de 26 cv, ambos à gasolina e ideais para manutenção de áreas verdes.

Compartilhar