Máquinas e Inovações Agrícolas

Soluções para redução de custo e aumento da produtividade é a aposta da Case IH na Expointer

A Case IH vai mostrar na 37ª Expointer, feira de agropecuária entre 30 de agosto e 7 de setembro em Esteio (RS), o seu conceito Efficient Power, um conjunto de 41 soluções tecnológicas que ajudam a obter melhor aproveitamento energético de máquinas agrícolas e ajudam a reduzir os custos de produção. Segundo Rafael Miotto, diretor de Marketing da Case IH para América Latina, o produtor brasileiro tem que estar sempre pronto.
O Brasil possui características de solo e clima que possibilitam duas ou até três safras por ano, diminuindo as janelas agrícolas. Com menos tempo para plantar e colher, o agricultor tem que ser ágil e certeiro. Foi nesse contexto que a Case IH desenvolveu o conceito Efficient Power, um conjunto de tecnologias integradas que garantem alta produtividade a baixo custo“.

O sistema CVT, do termo em inglês ‘transmissão continuamente variável’ (Continuously Variable Transmission) aplicada às colheitadeiras tem como principal característica a simplificação dos acionamentos dos eixos cardan, substituindo uma série de correias, polias, mancais e rolamentos existentes em outros sistemas, diminuindo o número de lubrificações.

Já o Gerenciamento Automático de Produtividade (APM Diesel Saver) controla automaticamente a relação de transmissão e a velocidade de tratores para cada tipo de terreno, com foco na relação capacidade/consumo. Nestes casos, a empresa verificou economia de até 20% de combustível.

A redução no consumo de combustível também foi assinalada em pulverizadores, no uso de sistemas para tratos culturais, entre eles, o sensor Autoboom, que controla automaticamente a altura da barra de pulverização; piloto automático de série, sistema de abertura e fechamento automático de barras e a combinação entre barras maiores com um motor mais econômico, o que proporciona 39% menor consumo de combustível.

Treinamento em campo. A Case IH também mostrará sua parceria com o Senai durante a 22ª edição da Fenasucro, do setor sucroalcooleiro, que acontece em Sertãozinho (SP) até 29 de agosto. Resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão, um implemento e caminhão foram transformados em uma escola móvel, equipada com tecnologia para simulação de operação de colheitadeiras de cana, para treinamento de trabalhadores nas principais regiões canavieiras do País.

A carreta sala de aula conta com três simuladores das colhedoras tradicionais da Case IH, modelos A8800: elas reproduzem os comandos idênticos aos de uma colhedora de cana, que permite ao aluno conhecer todas as operações de colheita, treinar manobras e testes de implementos. Com capacidade para atender até 12 alunos por turma, a escola móvel oferece o curso com 80 horas de duração.

Com investimento em conhecimento, todos saem ganhando. Tendo um profissional bem-treinado, as usinas passam a ter um alto rendimento dos equipamentos, além da operação adequada em cada etapa dos processos da lavoura. Já o operador passa a ter muito mais segurança e rentabilidade no seu ofício”, diz Auri Orlando, gerente de serviços da Case IH para América Latina, ressaltando que a unidade volante também terá como foco capacitar ex-cortadores de cana e outros profissionais das comunidades agrícolas.

Compartilhar