Máquinas e Inovações Agrícolas
  • Quem Somos
  • Notícias
    • Destaques
    • Vitrine
    • Colunistas
    • Entrevista
    • Normas
    • Manutenção
    • Artigo
  • Eventos
    • Próximos Eventos
    • Webinars/ Seminários
    • Workshop de Tecnologias, Manutenção e Gestão de Frotas Agrícolas
  • Vídeos
  • Acervo Digital
  • Login
  • Assinatura
  • Fale Conosco
  • Área do Produtor
  • BMCOMM
  • Anuncie
Máquinas e Inovações Agrícolas
Banner
  • Quem Somos
  • Notícias
    • Destaques
    • Vitrine
    • Colunistas
    • Entrevista
    • Normas
    • Manutenção
    • Artigo
  • Eventos
    • Próximos Eventos
    • Webinars/ Seminários
    • Workshop de Tecnologias, Manutenção e Gestão de Frotas Agrícolas
  • Vídeos
  • Acervo Digital
  • Login
  • Assinatura
  • Fale Conosco
  • Área do Produtor
Artigo

Tendências da Agrishow 2022 para o agronegócio brasileiro

por redação 04/05/2022
escrito por redação 04/05/2022
Rodrigo Rodrigues, head de Agronegócio da Falconi, elenca três movimentos marcantes para o futuro do segmento a partir do evento

Tendências da Agrishow 2022 para o agronegócio brasileiroInovar por meio da cocriação e da experiência do consumidor. Essas foram algumas das principais impressões vistas por Rodrigo Rodrigues, head de Agronegócio da Falconi, maior consultoria brasileira de gestão e pessoas, durante a Agrishow 2022. Realizado nesta semana, de 25 a 29 de abril, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, o evento é a principal feira de tecnologia para o agronegócio do país. Além da reflexão, temas como automatização embarcada nas máquinas e empoderamento das agtechs foram destaque durante a feira.

Com a expectativa de receber 150 mil pessoas ao longo dos cinco dias, a Agrishow voltou a ocorrer de maneira presencial depois de dois anos. Considerada uma das mais importantes do mundo, a Falconi marcou presença na edição por meio da presença de Rodrigues e também de Alexandre Ribas, head da Unidade de Indústria de Bens Duráveis. Os executivos foram em busca de inovações e tecnologias que possam agregar ainda mais valor ao negócio dos clientes da Falconi no segmento.

“O evento estava pujante. A presença do público mostrou que as pessoas estão interessadas em voltar fisicamente às grandes feiras”, conta Rodrigues. De acordo com o executivo, que tem décadas de experiência no setor, com passagens em vários setores do agronegócio brasileiro, a Agrishow apresentou um crescimento exponencial. “Uma feira que começou com 42 expositores e hoje já conta com mais de 800. É impressionante”, afirma.

Do que observou enquanto acompanhou a feira, destaca-se a interatividade dos estandes, “muito mais focados na experiência de uso do equipamento”. “Muita tecnologia agregada e muita cooperação”, conta Rodrigues. A seguir, confira alguns pontos frisados pelo executivo. São tendências e oportunidades para o agronegócio em 2022 e nos anos seguintes.

Soluções integradas e Cocriação

Se há poucos anos, alguns dos principais players do agronegócio acreditavam que poderiam construir suas soluções sozinhos, com a aceleração da transformação digital e da inovação aberta ao longo da pandemia, o cenário mudou. “Quem antes achava que tinha pleno domínio de uma área, hoje está aberto a compartilhar com outras empresas, integrando soluções e APIs em seus negócios”, diz Rodrigues. Para o executivo, as companhias estão prontas para atender em conjunto as dores comuns dos seus clientes. “Fico entusiasmado ao ver que o foco total é no cliente. No fim do dia, ele é a razão fundamental de um negócio existir.”

Inovação Aberta e a era dourada das agtechs

Na linha da cocriação, Rodrigues destaca a capacidade de inovação do agronegócio em 2022. Na sua visão, um destaque da edição deste ano foi a quantidade de soluções combinadas pelos fabricantes e agtechs em prol da lucratividade do agricultor. “Acho que o mais interessante da Agrishow foi notar que as companhias passaram a integrar os seus produtos usando como base conceitos de inovação aberta. Sinto que os players decidiram se conectar de forma mais assertiva para mitigar as dores dos clientes.” As agtechs protagonizaram boa parte dessas parcerias, conta Rodrigues, que vê a ascensão das startups voltadas para o agronegócio como uma tendência – e um mar de oportunidades para o futuro do setor. “A edição deste ano deu muita atenção para as agtechs, inclusive com premiação e espaço exclusivo.”

Foco na Experiência do Consumidor

Por fim, o Head de Agro da Falconi acredita que a pauta da costumer experience nunca foi tão latente no segmento agro (e na Agrishow) como agora. “O que eu percebi neste ano é que os grandes players estão dispostos a ouvir o cliente, esteja ele ‘dentro ou fora da porteira’”, conta Rodrigues. O que o executivo quer dizer com a reflexão é que, no evento deste ano, ficou muito mais claro que a inovação deve ser pautada por um objetivo: o consumidor. “Ela tem de ser produtiva, guiada pelas necessidades do cliente. Não adianta desenvolver uma tecnologia de ponta se você não mostra sua relevância para o consumidor final, se a experiência dele é ruim com aquela ferramenta.” E apesar de tantas boas novidades, Rodrigues ressalta que existe um impressionante aumento de custos no agro, sem aumento de preço das commodities e com crédito caro e mais escasso. “É hora de todos na cadeia do agro olharem com carinho para sua gestão.”

Compartilhar
#agronegócio brasileiroagrishowRodrigo Rodrigues
redação

post anterior
AGCO capacita profissionais para curso gratuito de tratores
próximo post
Yara e Stara firmam parceria no uso de app de Agricultura de Precisão

Posts relacionados

Os desafios para implementação do 5G no agronegócio

19/04/2022

Tecnologia é fundamental para impulsionar o agro

31/03/2022

Tecnologia não é custo, é ganho em produtividade

21/03/2022

Compliance para mais competitividade do agronegócio

03/03/2022

O caminho para transformar a agricultura sustentável

22/02/2022

Armazenagem: desafios de uma produção recorde em 2022

16/02/2022

Deixar um Comentário Cancelar Resposta

Salvar meu nome, email, e website nesse navegador para a próxima vez que eu comentar

Máquinas & Inovações Agri · #052- Marco Augusto comenta "TH Brasil inaugura filial em contagem (MG) em Novembro"
Facebook Instagram Linkedin

Receba nossa newsletter

    Nome Completo:*

    Telefone:*

    E-mail:*

    A REVISTA

    Máquinas & Inovações Agrícolas é uma publicação dedicada à mecanização agropecuária. Nela são apresentadas as principais novidades relacionadas a máquinas e implementos, além da extensa gama de peças e componentes e de sua manutenção.

    Política de Privacidade:

    Clique aqui e saiba como tratamos os seus dados

    Contato

    Rua Félix de Sousa, 305
    04612-080 – São Paulo – Brasil
    Telefone: +55 (11) 5042-5260
    redacao@bmcomm.com.br
    comercial@bmcomm.com.br

    PESQUISAR

    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade. Máquinas & Inovações Agrícolas 2022 - Todos os direitos reservados

    Leia maisx

    Os desafios para implementação do 5G...

    19/04/2022

    Tecnologia é fundamental para impulsionar o...

    31/03/2022

    Tecnologia não é custo, é ganho...

    21/03/2022
    Usamos cookies em nosso site para fornecer uma melhor experiência. Ao navegar você concorda com a utilização dos cookies.
    OK
    Privacy & Cookies Policy

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
    Necessário
    Sempre Ativado

    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

    Não necessário

    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.