Máquinas e Inovações Agrícolas

Tratores ecológicos com baixa emissão de poluentes e movidos a biogás

Com o mundo cada vez mais preocupado com os recursos finitos, particularmente no que diz respeito à energia, a marca Steyr, do Grupo CNH, apresenta uma solução para o futuro. Há mais de 60 anos no mercado, a fabricante se preocupa muito com inovação, especialmente do ponto de vista energético em suas linhas de tratores Kompakt e Kompakt S, os carregadores Steyr 9000 MT, assim como os modelos Profi, Multi e CVT, unidos a outras séries de maquinários utilizados na silvicultura, florestal e no trabalho municipal. Na Europa, recentemente, a marca exibiu um protótipo equipado com um motor mono-fuel turbo (movido a gás natural comprimido) fabricado pela Fiat Powertrain Tecnologies (FPT).
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Trata-se de um trator conceito batizado de Styer Profi 4135 movido por um propulsor ciclo otto de quatro cilindros abastecido com metano e/ou a biogás, turbocompressor de 3.000 cm³ de cilindrada, que pode fornecer uma potência máxima de 143 cv (105 kW) a cerca de 3.500 rpm. Embora com algum limite em relação à autonomia de combustível, o protótipo pareceu suficientemente brilhante e muito mais silencioso do que os tratores comuns de equivalente potência com motores a diesel. Segundo o fabricante, consequentemente, é bastante “limpo”: as emissões reduzem em 99% em termos de particulado, em 95% para NOx, e de 25% para o CO2.

A evolução da máquina é primariamente voltada a aumentar a autonomia operacional: o gás é estocado em vários recipientes que, embora discretamente integrados na silhueta do meio, possuem uma capacidade total de aproximadamente 300 litros; isso, por si só, já é um valor notável, mas é preciso considerar que em termos de energia correspondem mais ou menos a apenas 60 litros de diesel, muito pouco se comparados à concorrência em máquinas de quase 150 cv.

Os Steyr Kompakt Ecotech. Essa nova série de tratores Steyr Kompakt Ecothech inclui três modelos que conferem versatilidade máxima, para um uso específico em empresas pecuaristas. Comercializados desde o início de 2013, são equipados com uma nova cabine de piso plano, munida com um cômodo banco para o passageiro. Os motores são fornecidos pela FPT, do Grupo Fiat, e possuem 4 cilindros common rail com turbocompressor de 3.400 cm³ de cilindrada.

O modelo menor da gama é o 4085 Kompakt, que fornece potência máxima de 86 cv (63 kW) a 1.900 rpm, além de uma engrenagem máxima de 351 Nm a 1.500 rpm, enquanto o médio (4095 Kompakt) desenvolve respectivamente 99 cv (73 kW) e 407 Nm; já a versão top é representada pelo Kompakt 4105, de 107 cv (79 kW) de potência máxima e 444 Nm de engrenagem máxima.

A solução escolhida do FPT para atender a conformidade ao Stage III B em termos de redução das emissões poluentes é o uso da tecnologia EGR resfriado com a adição de um DPF (filtro antiparticulado) e de um DOC (catalisador de óxidos). O nome da gama, “kompakt”, se encaixa bem a meios de dimensões contidas: 2,56 m de altura (com cabine e pneus traseiros com medida de 16.9 R30), 3,9 m de comprimento total e raio de giro de apenas 4 m são, na verdade, suas credenciais.

Outras características evidentes na série são o mecanismo hidráulico de centro aberto com bomba de 48 l/min de capacidade (em opção pode vir montado com o Megaflow de 64 l/ min), acoplado ao levantador traseiro com capacidade máxima de 3.500 kg e a disponibilidade de série da tomada de potência (tdp) de injeção eletro-hidráulica, com velocidades de 540 e 1.000 rpm (e como adicional, sob encomenda, aquelas 540 ECO e sincronizada).

Amplas possibilidades de escolha para a transmissão: no pacote básico vem proposto um câmbio 12+12 marchas com inversor mecânico, que pode chegar a 20+12 com a adição do “creeper”. Em opção, essa última combinação pode ser enriquecida seja com o “Power Shuttle” seja com o “Hi-Lo”, a um total de 24+24 marchas. A velocidade máxima de projeto é de 30 km/h (40 km/h como opcional) alcançáveis em torno do regime máximo do motor.

A gama multi. Trata-se de três modelos de tratores montados com motor da gama Kompakt, mas com desempenho mais alto e cabines bem amplas. São tratores maiores comparado a linha kompakt e, principalmente, projetados para oferecer a versatilidade operacional máxima com a ajuda de novos componentes. No caso, a novíssima transmissão desenvolvida pela Steyr em colaboração com a ZF, que se distingue pela alta eficiência mecânica, quatro marchas em powershift, todas as quatro clássicas modalidades de funcionamento da tdp (540, 540 Eco, 1000 e 1000 Eco), com os 40 km/h alcançáveis a apenas 1.750 rpm do motor e a presença do “Park-Lock”. Também contam com um mecanismo de freio integral nas quatro rodas, que se soma à inserção automática da tração dianteira na freada.

O modelo 4095 tem 99 cv (73 kW) de potência máxima e 407 Nm de engrenagem máxima, enquanto o 4105 aumenta respectivamente a 107 cv (79 kW) e 444 Nm, para chegar ao 4115, cujo motor fornece 114 cv (84 kW) de potência máxima e 461 Nm de engrenagem máxima. Os regimes de referência são de 1.900 e de 1.500 rpm. Da fábrica, vem instalado um mecanismo hidráulico de centro aberto com bomba de 60 l/min, mas em alternativa pode vir com o “load sensing” de centro fechado com bomba de cilindrada variável de 100 l/min; em ambos os casos, o levantador traseiro chega a 4.900 kg de capacidade.

Como sugere o sufixo, particularmente em uso nos países germânicos, essa gama difere-se pelas montagens específicas voltadas à manutenção das estradas e ao trabalho florestal. Outra “joia” apresentada pela Steyr é a possibilidade de implementar a própria oferta com tratores de alta potência com transmissão de variação contínua e mecanismo de freio com ABS, já especificamente desenvolvido pela CNH para o âmbito agrícola.

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