Máquinas e Inovações Agrícolas

Tuzzi se prepara para atender as exigências do eSocial 

São Joaquim da Barra, 22 de agosto de 2014 – Criado pelo Governo Federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, o projeto eSocial já começa a ser uma realidade dentro do processo administrativo de muitas empresas. É o caso da Tuzzi que já está se antecipando à essa mudança que atingirá mais de 17 milhões de empresas ativas no Brasil.

Com prazo prorrogado para 22 de setembro, as empresas deverão estar com todos os principais dados cadastrais de seus profissionais em dia para quando o eSocial entrar em vigor. Neste caso, todas as informações que envolvem Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, serão repassadas diariamente através de um sistema informatizado e integrado, diferente do que acontece hoje.

Segundo Juliana Fernandes, supervisora de RH da Tuzzi, desde o início deste ano, a fabricante de peças e componentes agrícolas e automotivos já está realizando as adequações nos seus processos internos. “Estamos concretizando as últimas atualizações para estar em conformidade com às exigências do Governo e cumprir seu cronograma. O próximo passo agora é realizar um teste piloto para conferir se a atualização e transmissão de dados estão acontecendo corretamente”, pontuou.

Para Juliana, o eSocial irá promover uma mudança cultural dentro das empresas. “Com a chegada do eSocial uns dos objetivos da Tuzzi será realizar treinamentos para contextualizar seus profissionais sobre essa mudança e o que ela trará de benefícios para o dia a dia do funcionário”, explicou.

De acordo com a supervisora, o empregado será um dos grandes beneficiados, já que terá todos os seus direitos assegurados não apenas pela Lei, mas sob uma fiscalização mais rigorosa do Governo por meio de um sistema moderno de dados. Para as empresas, contudo, ela diz que a redução de processos trabalhistas será uma das vantagens do eSocial.

A previsão é que o eSocial para pessoas jurídicas comece a funcionar somente a partir de 2015, contudo, sem uma data definida. Segundo informações do portal oficial, no entanto, a partir da regulamentação da Emenda Constitucional nº72/2013, a versão terá caráter obrigatório e outros recursos estarão disponíveis para que o empregador possa cumprir com suas obrigações.

Conheça os benefícios citados no portal do eSocial em relação à sistemática atual:
– Atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações, para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias atualmente existentes;
– Integração dos sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial, possibilitando a automação na transmissão das informações dos empregadores;
– Padronização e integração dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito dos órgãos participantes do projeto.

Sugestão de legenda: A previsão é que o eSocial para pessoas jurídicas comece a funcionar somente a partir de 2015

Compartilhar