Máquinas e Inovações Agrícolas

Ultragaz apresenta os benefícios do GLP para o agronegócio

A Ultragaz está apresentando na Agrishow (feira vai até sexta-feira (29) os benefícios do GLP para o agronegócio, inclusive na secagem e torrefação dos grãos de café. Segundo a empresa, para os empresários do agronegócio do segmento de café, o uso do GLP traz muitos benefícios nos processos de secagem e de torrefação, que são consideradas as etapas mais importantes, pois interferem diretamente no aroma, sabor e acidez do grão.

“Com o uso do GLP é possível automatizar e controlar de forma precisa o processo de secagem de café, já que não necessita de mão de obra para alimentação de lenha na fornalha e possibilita a modulação da chama de acordo com a produção, resultando em eficiência e economia para o produtor. O controle da temperatura de acordo com o grau de torra desejado é uma variável muito importante neste processo”, destaca Gustavo Luis Teixeira, gerente de Novos Usos Granel, departamento responsável por identificar e introduzir novas aplicações do GLP no mercado de granel (empresarial). “Desta forma, o empresário ganha produtividade e qualidade do grão, essenciais para este mercado”, explica.

O executivo da empresa diz ainda que a utilização do GLP é uma solução ambientalmente amigável e possui diversas vantagens se comparada com a lenha, como, por exemplo, baixas emissões de poluente, combustão que não gera materiais particulados, não contribui para a destruição de mata nativa, entre outras. Outro ponto forte do GLP, segundo o gerente, é a segurança operacional e melhoria nas condições de saúde dos trabalhadores. “Como não há a necessidade de abastecer fornalhas, evita-se a exposição ao risco de doenças provenientes dos esforços realizados para carregar lenha, picadas de insetos peçonhentos e exposição ao calor e partículas tóxicas e carcinogênicas geradas na queima da biomassa”.

Outras alicações

O GLP pode ser aplicado na secagem de vários tipos de grãos e sementes, com as mesmas vantagens da secagem e torrefação do café.  Também tem sido amplamente utilizado no aquecimento aviário. Para esse fim, o gás é utilizado para geração o calor e permite controle preciso de temperatura do aviário, obtendo vantagens como, distribuição de calor homogênea, redução do índice de mortalidade, melhor conversão alimentar e automatização do processo.

No estande da empresa na Agrishow os produtores interessados em fazer a mudança da matriz energética têm à disposição um grupo de especialistas e técnicos para dar consultoria sobre o Ultrasystem. De acordo com Teixeira, podem ser destacadas inúmeras vantagens ao se fazer a conversão de outra matriz energética para GLP. “É mais eficiente, permite o abastecimento contínuo e personalizado, pois contrata-se o serviço de acordo com a aplicação. Além disso, o processo pode ser automatizado e controlado com variações pequenas de temperatura, o que é fundamental na secagem de sementes e no aquecimento de aviários”.

 

Compartilhar